Quando o trabalho adoece a mente?

Perguntado por: ogomes3 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

A organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

Ofereça psicoterapia como benefício corporativo
E essa realidade já chegou. Quando estamos falando sobre sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho, garantir suporte psicológico é um dos melhores caminhos para prevenir e tratar problemas que os colaboradores possam estar enfrentando no dia a dia profissional.

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Ambiente de trabalho tóxico é o nome que se dá a um espaço que não está alinhado com o estilo de vida de um profissional, trazendo prejuízos à rotina, à medida que permanece no lugar. Locais como esses podem gerar aumento de ansiedade, desgaste emocional e vários outros tipos de mal-estar físico e psicológico.

De problemas socioeconômicos a perdas repentinas, passando por más condições de trabalho, traumas na infância, relações tóxicas, mudanças significativas na rotina, uso de substâncias psicoativas e outros, muitos são os fatores que influenciam o surgimento das desordens mentais.

Sobrecarga de trabalho
Profissionais sobrecarregados costumam trabalhar excessivamente, realizando horas extras, ou cumprindo funções que não são suas. Essas situações podem gerar estresse, que aos poucos pode se transformar em improdutividade, até iniciar episódios depressivos nos trabalhadores.

Além disso, a depressão no trabalho geralmente é desencadeada por períodos de estresse e rotina exaustivas, pela pressão por resultados, baixa remuneração, medo de perder o emprego ou por mudanças constantes.

Confira a seguir e entenda melhor o tema!

  1. Apresenta problemas de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente. ...
  6. 96 comentários sobre “5 sinais de quem possui transtornos mentais

É possível afirmar que a Síndrome de Burnout tem cura, entretanto é fundamental buscar ajuda profissional. O tratamento de quadros como esse inclui orientação psicológica ou psiquiátrica, e pode combinar terapias e medicamentos, conforme cada caso.

O que é esgotamento físico e mental? O esgotamento físico e mental tem uma origem psicossomática, ou seja, são situações do cotidiano que desencadeiam efeitos negativos e recorrentes no bem-estar psicológico e emocional das pessoas, tornando-as, por exemplo, mais fragilizadas, abatidas e instáveis.

Este é um exemplo clássico de como a ansiedade pode se manifestar no ambiente de trabalho. Ela pode ser definida como uma reação do organismo a situações que provocam a sensação de perigo ou temor, tais como entregar um trabalho, realizar um exame médico ou uma avaliação, entre outros exemplos.

Se você está se destacando em sua atual empresa, em um bom momento de carreira e recebeu uma proposta de emprego mais interessante do que a atual, é válido pensar em pedir demissão.

Sabe-se que a ansiedade, a depressão, o consumo abusivo de substâncias psicoativas e o estresse diário estão entre as causas mais comuns que levam o trabalhador ao adoecimento mental relacionado ao labor.

Saúde mental no trabalho: 7 dicas para manter o equilíbrio no dia...

  1. Tenha uma rotina de relaxamento pela manhã ...
  2. Expresse os seus sentimentos. ...
  3. Desenvolva a resiliência. ...
  4. Confie na sua competência. ...
  5. Faça pausas durante o dia. ...
  6. Respeite os seus limites. ...
  7. Cuide da saúde fora do trabalho.

Dessa forma, a Síndrome de Burnout pode ser identificada por situações extremas de trabalho que se manifestam de maneira lenta ou rápida, dependendo do paciente. Por exemplo, situações muito estressantes e com muita cobrança e pressão podem esgotar mentalmente uma pessoa em poucos dias, ou também pode levar meses.