Quando o TGP é preocupante?

Perguntado por: dcorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Resultados menores que 55 U/L indicam que a TGP está na faixa normal. Resultados maiores que 55 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

Já o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado. Quando a dosagem está normal, a maior parte destas enzimas se encontram dentro das células do fígado.

Medicamentos de uso continuo como os anti-hipertensivos se mostraram altamente influenciadores no exame de dosagem de lipídeos, seguidos de diuréticos que alteram o perfil glicídico e AINES que causam diferenciação de TGO e TGP.

A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.

A gama normal de valores para TGP é de 7 a 56 unidades por litro de soro. Estes valores dependem do fabricante do teste. É necessário sempre verificar quais são os valores de referencia para poder comparar os resultados.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Também chamada de esteatose hepática, a gordura no fígado é uma condição médica em que o fígado se torna também um depósito de gordura, causando uma série de problemas no bom funcionamento desse órgão, chegando a resultar em complicações, como a cirrose e o câncer de fígado.

TGO e TGP acima de 150 U/L sugerem fortemente que há algum processo em curso provocando morte das células do fígado. TGO e TGP maiores que 1000 U/L são causadas habitualmente por hepatites virais, hepatites por drogas (mais comum é intoxicação por paracetamol) ou hepatite isquêmica.

É um exame laboratorial utilizado para verificar a função do fígado. Este exame avalia os níveis de TGP no sangue. É uma enzima que é produzida por células do fígado. Em indivíduos saudáveis, os níveis de TGP no sangue são baixos.

Os valores de referência do Gama GT são: Homem: até 85 U/L. Mulher: até 38 U/L.

As principais doenças que elevam as transaminases e a TGP e a TGO são:

  • cirrose;
  • hepatites virais ou autoimunes;
  • esteato-hepatite;
  • lesão do fígado devido a bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos;
  • isquemia do fígado;
  • câncer de fígado;
  • Doença de Wilson;
  • hemocromatose.

A Rosuvastatina e Atorvastatina também são as que possuem melhores resultados na redução dos triglicerídeos e no aumento do colesterol HDL (colesterol bom).

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

E quais as principais causas da alteração de TGO e TGP? As alterações nos níveis de TGO e TGP geralmente indicam lesões no fígado, e podem ser decorrentes de vários fatores, como por exemplo, a hepatite, a cirrose ou presença de gordura no fígado.

O que significa TGO e TGP baixos no exame de sangue? Níveis reduzidos de TGO no sangue pode ser associado a azotemia, além de também ser observado em pacientes que fazem diálise renal crônica. E níveis reduzidos de TGP no sangue pode indicar infecção urinária.

Continuar lendo O que causa TGP alto?