Quando o termo subdesenvolvimento passou a ser usado?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O Subdesenvolvimento é um termo elaborado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para definir a situação econômica e social dos países pobres.

O termo subdesenvolvimento surgiu à partir da Segunda Guerra Mundial e foi amplamente utilizado para designar nações que necessitavam evoluir nos aspectos econômicos, sociais e produtivos.

Jacob Viner, em palestra de 1953, procurou definições sobre o subdesenvolvimento na literatura da época e destacou primeiramente as abordagens que definiam um país subdesenvolvido como aquele com população baixa em relação ao território.

A utilização do excedente na periferia do sistema capitalista não apresenta vinculação suficiente ao processo de formação de capital nos setores produtivos, e essa é uma das principais raízes por detrás do fenômeno do subdesenvolvimento.

A respeito do “subdesenvolvimento” é correto afirmar que: A o subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais.

É importante frisar que o termo subdesenvolvido, surgido após a Segunda Guerra Mundial para denominar as nações que necessitavam de avanços nos aspectos sociais e econômicos, caiu em desuso a partir da década de 1990, sendo então substituído pelos termos "em desenvolvimento" ou "emergente".

O termo "Terceiro Mundo" é obsoleto. Com a queda do comunismo na União Soviética e Europa Oriental e com a China rapidamente se tornando economicamente mais capitalista do que comunista, só restam dois "mundos".

O Brasil é, muitas vezes, classificado como um país subdesenvolvido. Isso se deve a algumas das características semelhantes aos aspectos desse grupo de países, como a distribuição desigual de renda entre a população, o aumento da pobreza e da fome e a grande participação dos setores primário e terciário na economia.

Os três critérios que classificam os países como subdesenvolvidos são: baixa renda, fragilidade social e vulnerabilidade econômica.

Nesse contexto histórico, foi formulada a teoria demográfica neomalthusiana, como uma tentativa de explicar a ocorrência da pobreza, da fome e do atraso tecnológico em muitos países.

Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita. Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida. Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.

“Como o subdesenvolvimento é uma condição estrutural, para rompê-lo são necessárias transformações muito significativas na sociedade. Para Furtado, não era um problema apenas de planejamento econômico ou de técnicas econômicas, mas um problema fundamentalmente político.

Significado de Subdesenvolvido
adjetivo Diz-se daquilo (povo, cultura, indivíduo, economia etc.) que está em circunstância e/ou estado de subdesenvolvimento; que não é muito desenvolvido; atrasado. [Pejorativo] Figurado. Em que há ignorância; que tende a ser grosseiro; mal-educado.

Quando o termo surgiu inicialmente, na Europa do século XVI, o termo era utilizado em oposição a antiguidade. No século XIX passou a ter uma conotação de contemporaneidade e somente no século XX, o termo começa a se consolidar com um viés de positividade, significando melhoria e eficiência.

Os países emergentes — também chamados de países em desenvolvimento ou semiperiféricos — referem-se a um grupo de países subdesenvolvidos, mas que apresentam boas expectativas de crescimento relacionadas aos aspectos econômicos e sociais.