Quando o T4 total é considerado alto?

Perguntado por: dcrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Resultados maiores que 1.48 ng/dL são altos, sugerindo hipertireoidismo, ou seja, que a tireóide está funcionando acima do necessário. Pacientes que já têm diagnóstico de doença da tireoide e usam medicamentos com hormônio tireoidiano também podem apresentar valores de T4 elevados.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente.

  • Perda de peso sem motivo aparente acompanhada de fadiga;
  • Transpiração e sensação de calor excessivos;
  • Mãos trêmulas e fraqueza muscular;
  • Diarreias frequentes e menstruação irregular;
  • Ansiedade e irritabilidade excessiva.

O hipertireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

O hipotireoidismo subclínico é diagnosticado quando o TSH sérico está aumentado, mas o T4 livre sérico está normal e não existem sinais ou sintomas de disfunção da tireóide (1).

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DO TSH NORMAL E T4 ALTO
Ou seja, pode haver interferência por uma substância exógena, como uma droga utilizada pelo paciente ou endógena como anticorpos. Dentre as alterações existentes, estão as reações cruzadas, anticorpos heterófilos, biotina e anticorpos anti-analito (GHAZAL et al., 2021).

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.

T4 – Tiroxina livre - R$18,00 - Labi Exames.

O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo.

No caso, o T4 total corresponde à quantidade absoluta de hormônio produzido, avaliando tanto o que se conjuga em proteína quanto a porção livre no sangue. Já o T4 livre é bem mais específico, uma vez que permite apurar melhor o funcionamento da tireoide, dosando a quantidade que está funcional no organismo.

T4 é a sigla para tiroxina, também chamada de tetraiodotironina. Trata-se de um hormônio que é produzido pela tireóide e que atua na regulação de diferentes processos do corpo humano, como a regulação da pressão arterial e de outros aspectos do metabolismo do paciente.

Bem, a alteração do T4 no organismo pode estar associada a alguns problemas, como hipertireoidismo, hipotireoidismo, doença de graves, nódulos tireoidianos e câncer de tireoide. Por isso, é sempre importante saber como estão os níveis de T4 livre em seu organismo.

Como funciona
Puran T4 possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina, hormônio normalmente fabricado pelo organismo, pela glândula tireoide. Como uma forma sintética do hormônio T4, a substância supre a deficiência hormonal no organismo, regulando a velocidade metabólica.

Por outro lado, emagrecimento, intestino solto, coração acelerado, inquietação e nervosismo, insônia, intolerância ao calor e ansiedade se relacionam com o aparecimento do hipertireoidismo.

O tratamento das alterações da tireoide é feito basicamente com a administração de medicamentos para regularizar o funcionamento da glândula. Em caso de nódulos, pode ser necessária a cirurgia para retirada parcial ou total da tireoide.

O que é o hipertireoidismo
O hipertireoidismo (ou tireotoxicose) é uma doença caracterizada pelo aumento na produção dos hormônios da tireóide. É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.

O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). Em sua forma mais suave, apenas dá sinais de fraqueza ou sensação de desconforto. Em seu aspecto mais grave, no entanto, a doença pode até matar.

Em relação aos níveis de TSH, os valores normais variam de 0,4 até 4,5 mU/L. Quando o nível é alto, é sinal que a hipófise está trabalhando em excesso para estimular a tireoide. Se a resposta de T4 e T3 for insuficiente, teremos o hipotireoidismo.

A doença de Graves é a causa mais comum do hipertireoidismo. A frequência cardíaca e a pressão arterial podem aumentar, os ritmos cardíacos podem estar alterados e a pessoa pode suar excessivamente, sentir nervosismo e ansiedade, ter dificuldade para dormir, perder peso sem estar tentando e evacuar com mais frequência.

Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

O hipotireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).