Quando o T4 livre é considerado alto?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Para adultos saudáveis o valor geralmente está entre 0.7 a 1.8 ng/dl. Os níveis variam durante o dia e portanto é raro que as dosagens subsequentes sejam semelhantes. O uso de medicamentos para hipotireoidismo e hipertireoidismo interferem na dosagem do T4 livre.

Tratamento de alterações na tiroxina livre
Se o T4L estiver alto, confirmado também em 2 amostras, a depender da causa, é estabelecido o tratamento. A causa mais frequente é o hipertireoidismo autoimune e o tratamento é com drogas anti-tireoidianas, como o metimazol ou propiltiouracil.

Sintomas do hipertireoidismo
A produção excessiva de hormônios tireoidianos pode causar no indivíduo sintomas como insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva, fraqueza muscular.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

Em relação aos níveis de TSH, os valores normais variam de 0,4 até 4,5 mU/L. Quando o nível é alto, é sinal que a hipófise está trabalhando em excesso para estimular a tireoide. Se a resposta de T4 e T3 for insuficiente, teremos o hipotireoidismo.

Valores de 0,3 a 4,0 mUI/L = normal.

O T4 é a tiroxina, um hormônio produzido pela glândula tireoide e regulado pelo hipotálamo e hipófise, que sinalizam a sua liberação. É o hormônio responsável pelo metabolismo, humor e temperatura corporal, entre outras coisas.

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.

O que é? O T4 livre (tiroxina livre circulante no sangue) é um hormônio produzido pela glândula tireoide. Quando há muito T4 livre na circulação, há uma elevada produção de T3 nos órgãos, provocando o hipertireoidismo.

0,9 a 1,8 ng/dl para T4 livre normal.

O que é o hipertireoidismo
É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.

Quando a reposição hormonal de tireoide é indicada? Os pacientes que possuem alteração da função da glândula tireoide mesmo sem terem passado por cirurgia precisam da reposição do hormônio. Além disso, aqueles que realizaram a remoção da glândula, tanto parcial quanto total, também precisam tomar esse medicamento.

O que causa problemas na tireoide? Hipotireoidismo e hipertireoidismo são geralmente causados por doenças autoimunes. Algumas medicações podem causar alterações na tireoide, como amiodarona, iodo, lítio e drogas para imunoterapia. Nódulo e câncer de tireoide não possuem uma causa determinada.

O tratamento das alterações da tireoide é feito basicamente com a administração de medicamentos para regularizar o funcionamento da glândula. Em caso de nódulos, pode ser necessária a cirurgia para retirada parcial ou total da tireoide.