Quando o suor tem cheiro de amônia?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

O consumo exagerado de proteínas pode aumentar a produção de amônia, deixando o suor com cheiro mais intensos. Os alimentos que contêm enxofre, como alho, cebola, couve-flor, lentilha, feijão e trigo devem ser evitados em excesso”, afirma a nutricionista.

A amônia, por conta do seu cheiro forte e desagradável, parece ser identificável com facilidade, no entanto, ela passa despercebida pelas pessoas que diariamente tem contato com o gás a níveis baixos. Isso ocorre uma vez que a sensibilidade olfativa vai se perdendo e, em determinado momento, deixa de ser perceptível.

Funciona assim: conforme a temperatura aumenta, o cérebro automaticamente envia sinais às milhares de glândulas sudoríparas que temos espalhadas pela pele de todo o corpo. Elas liberam uma solução aquosa rica em íons, como sódio e potássio, ureia, amônia, ácido úrico e proteínas, o suor.

A ureia é o produto mais importante do metabolismo na eliminação da amônia, sendo a excreção urinária a rota de controle da amônia no organismo.

A amônia é uma substância produzida por bactérias intestinais e por células do corpo durante a digestão de proteínas. É um resíduo que normalmente é transportado para o fígado, onde é transformado em ureia e glutamina.

Ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe. O Amoníaco concentrado produz em contato com a pele necrose dos tecidos e profundas queimaduras. Contato com os olhos resulta em lacrimejação, conjuntivites, irritação na córnea e cegueira temporária ou permanente.

O vinagre tem um cheiro forte, mas evapora rapidamente. É um dos melhores produtos para eliminar odor de xixi, pois neutraliza a amônia.

Causas. Além da ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios podem alterar o odor da transpiração, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

O amónio é um composto que contém um átomo de azoto e quatro átomos de hidrogénio (NH 4 +). Enquanto o amoníaco é uma molécula neutra não ionizada (base fraca), o amónio é um ião com carga positiva. Além disso, o amoníaco emite um odor forte, enquanto o amónio é totalmente inodoro.

No caso do hálito com odor de acetona, a alteração é um sintoma comum de diabetes. — O organismo necessita de insulina para utilizar a glicose como fonte de energia. Na falta do hormônio, acontece a quebra de gordura (para obtenção de energia), o que forma, consequentemente, acetona (durante a reação química).

A amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. A amônia tem fórmula NH3 e é um gás muito tóxico.

Pessoas que costumam comer alimentos ultra processados em grande quantidade, como macarrão instantâneo, lanches prontos de fast foods, temperos que possuem altas taxas de produtos químicos (como o glutamato monossódico), podem presenciar o aparecimento de um "suor com cheiro de urina" devido à presença de amônia na ...

Como é feito o exame Amônia (Amoníaco)?
Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço.

Este componente ajuda a liberar do corpo a amônia, cuja toxicidade provoca problemas neurológicos, tais como problemas de confusão e fadiga. Esta família é composta por vegetais como brócolis, couve, couve-de-Bruxelas e repolho roxo, entre outros.

Os efeitos da amônia no cérebro incluem a redução nos potenciais pós-sinápticos, aumento na captação de triptofano (cujos metabólitos, entre eles a serotonina, são neuroativos), redução no ATP com perda de energia e o aumento da osmolaridade intracelular dos astrócitos (pela formação de glutamina), que leva ao seu ...

A amônia é produzida por praticamente todas as células do organismo, mas principalmente pelas bactérias do trato gastrointestinal, como resultado da degradação de compostos nitrogenados. A amônia é uma substância tóxica que afeta principalmente o sistema nervoso central.

A principal fonte de amônia é a quebra de glutamina por enterócitos e catabolismo de fontes nitrogenadas pelas bactérias colônicas.