Quando o suor noturno é preocupante?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

A sudorese noturna pode ser um sintoma de alguma outra condição, como a menopausa, a pneumonia, apneia do sono, mononucleose e outras citadas acima. No entanto, a sudorese noturna jamais vai provocar sintomas, por já ser considerada um sintoma.

Porque é que transpiro quando estou a dormir? O suor noturno é normal e responde a uma necessidade de eliminar o calor corporal. Isto pode ser em resposta a situações normais, tais como o aumento da temperatura devido a sobreaquecimento, calor ambiental ou mesmo fatores emocionais, tais como estar num pesadelo.

A hiperidrose é uma condição médica em que o paciente sua excessivamente e de forma imprevisível. Pessoas com hiperidrose possuem glândulas sudoríparas hiperfuncionantes, podendo suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando.

Ansiedade noturna inicial
Trata-se da ansiedade caracterizada pela dificuldade para dormir, ou seja, para pegar no sono. Ela deixa a pessoa tensa e com sintomas aparentes quando decide se deitar, como palpitações e inquietações.

noticias-linfomas
Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

Suor noturno; Manchas roxas na pele; Dor nos ossos e nas articulações; Sangramento fácil do nariz, gengiva ou menstruação abundante sem causa aparente.

O médico dermatologista é o especialista mais indicado para realizar a sua avaliação inicial. Uma vez que a hiperidrose (suor em excesso) pode acometer axilas, mãos e pés ou rosto, o tratamento dependerá das áreas acometidas, bem como do perfil do paciente (idade, sexo, outras doenças associadas).

Tratamento para sudorese noturna
Para aliviar o suor durante a noite, você pode fazer uso de cremes ou loções desodorantes, antitranspirantes e adstringentes. Isso porque as glândulas sudoríparas estão menos ativas à noite, sendo este o melhor momento para aplicar esses produtos.

No entanto, é muito comum que independente do tipo de hipoglicemia, pode ocorrer suor excessivo noturno. Isso acontece porque o problema ativa mecanismos do corpo com a liberação de hormônios para compensar a falta de glicose, resultando em transpiração, palidez, tontura, palpitações e náuseas.

Medicamentos. O glicopirrolato e a oxibutinina, dois medicamentos anticolinérgicos, são os mais utilizados contra a hiperidrose.

Mantenha-se hidratado, pois o corpo tende a suar mais para resfriar-se. Procure incorporar atividades que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade em sua rotina. Muitas pessoas lidam melhor com o estresse através da meditação, música ou caminhada.

O suor frio é uma resposta do corpo com o objetivo de proteger o organismo em situações perigosas ou nos casos em há uma diminuição da quantidade de oxigênio circulando no sangue, podendo ser notado o suor frio em caso de hipoglicemia, hipotensão, ansiedade, hipóxia, infecção generalizada e choque.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

E essa mistura de seu sistema imunológico e o vírus sendo ligeiramente diferente pode dar origem a uma doença também diferente com, estranhamente, suores noturnos sendo uma característica", contou o imunologista Luke O'Neill à rádio irlandesa NewsTalk.

O suor excessivo na cabeça pode acontecer devido ao calor excessivo, prática de atividade física ou ser indicativo de uma condição conhecida como hiperidrose, que corresponde à produção excessiva do suor.

Devemos suspeitar dessa doença quando o paciente apresentar aumento de linfonodos (> 2 cm de diâmetro), com consistência firme, indolor, que não se associa a processo infeccioso e que persiste por mais de 4 semanas.