Quando o sujeito é um pronome de tratamento o verbo fica na terceira pessoa?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Quando o sujeito é um pronome de tratamento, o verbo fica na terceira pessoa do singular e concorda com o gênero da pessoa a que se refere. Senhor governador, Vossa Excelência está equivocado — disse o parlamentar. Senhora governadora, Vossa Excelência está equivocada — disse o parlamentar.

Se o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural. Ex.: A multidão de fãs gritou./ A multidão de fãs gritaram. b) Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural.

  • Quando o verbo está abrindo um período, os pronomes átonos não podem ser colocados antes do verbo. Com isso, a próclise é proibida, será feito uso da mesóclise ou da ênclise. ...
  • Há palavras e expressões que exigem que o pronome seja colocado antes do verbo. ...
  • Exemplos: Ele não sabia se se queixava comigo ou com você.

Se o sujeito for formado por pessoas diferentes (eu, tu, ele, ela ou você), o verbo ficará no plural, concordando com a pessoa de número mais baixo na sequência (1ª, 2ª ou 3ª).

Quais são as diferenças entre sujeito simples e sujeito composto? O sujeito simples é aquele formado por apenas um núcleo. No caso do sujeito composto, ele é formado por dois ou mais núcleos, ou seja, dois ou mais termos são as palavras mais importantes, indispensáveis para compreender o contexto correto da sentença.

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Sujeito indeterminado: é aquele no qual não é possível identificar um referente explícito na oração (ou no contexto do enunciado) para a flexão verbal.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Quando o sujeito da oração é o pronome relativo quem, o verbo tende a ir para a 3ª pessoa do singular, mas também pode concordar com o termo antecedente: Eu quem descobriu tudo. (ou ainda: Eu quem descobri tudo.)

11) Nos casos em que o sujeito estiver representado por pronomes de tratamento, o verbo deverá ser empregado na terceira pessoa do singular ou do plural: Vossas Majestades gostaram das homenagens. Vossa Majestade agradeceu o convite.

1) Sujeito posposto
Quando o sujeito aparece depois do verbo, o verbo concorda com ele normalmente.

A forma causavapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de causar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de causar] .

2) Quando o verbo principal for constituído por um infinitivo ou um gerúndio: a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido.

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

A colocação pronominal é a posição ocupada pelos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos podem ser posicionados antes, depois e no meio do verbo.

Pronomes Sujeitos e Pronomes Objetos. Como você pôde perceber, I, SHE, WE, e THEY são pronomes sujeitos. Eles funcionam como o sujeito das orações. Por outro lado, ME, HER, US, e THEM são pronomes objetos e funcionam como o objeto das orações.

a) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural. Exemplo: Paola e Pedro gostaram do seu interesse em vender a casa. b) Quando o sujeito vier depois do verbo, esse último ficará no plural ou com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo ao verbo.

3. Tipos de pronomes

  • O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  • O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  • O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).