Quando o sonho é muito real?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os sonhos lúcidos costumam ocorrer durante o sono REM (rapid eye movement), ou sono profundo, e estão relacionados à uma maior atividade de partes do cérebro como o córtex pré-frontal e uma região chamada precúneo (região superior do lobo parietal), em comparação com os sonhos não lúcidos.

Sonhos lúcidos são os sonhos nos quais a pessoa está ciente do fato de estar sonhando e tem o poder de decisão entre controlar o sonho e efetivamente fazê-lo ou assistir passivamente o desenrolar da história.

O estudo desse tipo de sonho já aponta que é possível, por exemplo, encontrar respostas para problemas, superar pesadelos, depressão e até lidar melhor com memórias ruins, como as causadas por situações traumáticas.

Já o sonho vívido é aquele tão intenso que parece real e essa intensidade faz com que ele seja mais facilmente lembrado. Os sonhos vívidos são mais comuns em pessoas grávidas e/ou estressadas, mas podem acontecer para qualquer um. Essa vividez pode ser positiva ou negativa e interferir na qualidade do sono.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Sonhamos toda santa noite, várias vezes, e isso acontece porque o sono é cíclico. Pesquisas com exames de eletroencefalograma mostram que temos de cinco a seis ciclos de sono e cada ciclo passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Quando atingimos a fase REM, sempre temos pelo menos um sonho.

É possível, sim, que haja certa constipação de sonhos, ou seja, pessoas que sonham realmente pouco. Em geral, isso estará atrelado a algumas situações específicas, como idade muito avançada, algum tipo de transtorno mental ou trauma que tenha afetado as regiões do cérebro envolvidas organicamente na produção onírica.

O sonho lúcido é um estado de consciência possível enquanto você está dormindo. Por meio dele, é possível perceber que está no meio de um sonho, mas continuar ali, sem acordar. Segundo pesquisadores, o fenômeno é mais raro a partir da adolescência, mas é um muito comum entre crianças.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

"A gente sabe que os sonhos lúcidos podem acontecer ao longo da vida e já existem até dados de que 50% das pessoas vão ter sonhos lúcidos", explica a médica. "E tem um grupo de 20% das pessoas que vão ter sonhos lúcidos pelo menos uma vez ao mês."

Misturar memórias
Uma das coisas mais incômodas e potencialmente perigosas que você pode fazer em um sonho lúcido é confundir suas memórias. Quando você sonha com algo que costuma fazer regularmente na vida desperta, está criando falsas memórias.

O princípio é o seguinte: se você verificar o ambiente em seu entorno várias vezes ao dia em busca de algo estranho, você se manterá consciente do fato de que não está sonhando. Depois que seu cérebro se acostumar ao hábito, ele tentará fazer a mesma coisa automaticamente durante os sonhos.

Sonhar faz bem não somente para consolidar a nossa memória, mas para mostrar sinais de bem-estar, saúde e autoconhecimento.

A Live, Love, Laugh Foundation relata que “Se você tem sonhos longos e bem detalhados, pode estar sofrendo de ansiedade. Pessoas ansiosas têm maior atividade cerebral durante o dia e também tendem a absorver mais informações, fornecendo mais alimento para seus sonhos.

Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília. Hoje em dia há técnicas que dizem capazes de gerar este fenômeno e diversas pesquisas e até tecnologias ligadas a isso.

Durante uma noite de sono, o cérebro passa por diferentes estágios. Quando estamos sonhando, por exemplo, ele fica plenamente ativo. E, ao contrário do que muita gente pensa, nós sonhamos todas as noites – cerca de 90 minutos por noite, para ser mais preciso. A questão é que nem sempre nos lembramos dos nossos sonhos.

O que acontece durante o sono REM é que o cérebro transfere memórias de curto prazo armazenadas no córtex motor para o lobo temporal, onde se tornam memórias de longo prazo.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Como interpretar sonhos

  1. Conecte-se às suas emoções. Atente-se aos sentimentos que você sente durante o sonho: quando eles acontecem e o quão fortes são. ...
  2. Reflita sobre com quem você está sonhando. Os personagens de um sonho também podem ser importantes. ...
  3. Analise diversos sonhos.

“O sonho é uma tentativa de simular o amanhã com base no ontem; a recombinação disso abre espaço para novas ideias e criatividade", argumenta Sidarta Ribeiro. Para o neurocientista Sidarta Ribeiro, os sonhos podem sim prever o futuro.