Quando o sinal analógico será desligado na Minha cidade 2023?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Nessa terça-feira, 4, o Ministério das Comunicações publicou novas portarias ligadas ao setor da rádio e televisão. Até o final de 2023, o sinal da TV analógica vai ser trocado pelo digital em todas as cidades do país.

O sinal da parabólica antiga está previsto para ser desligado no início de 2024. Se for necessário, esse prazo poderá ser estendido até 31 de dezembro de 2025.

A Anatel deu um prazo de 18 meses, contando a partir de 30 de maio de 2022, para que transmissão da TV aberta pare de funcionar nas parabólicas antigas. Ou seja, o sinal está programado para ser desligado no começo de 2024.

Quando o sinal de TV digital estará disponível em minha cidade? É muito simples saber quando o sinal analógico será desligado em qualquer cidade e quando o sinal digital será instaurado! Basta acessar o site Seja Digital, selecionar estado e o município, e conferir a informação disponibilizada na tela.

Como fazer o pedido da antena e conversor digital
Para se cadastrar, é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os meios para solicitar o kit são: Site Siga Antenado; Ligação para 0800 729 2404.

Pelo cronograma oficial, 2023 será o último ano do programa de promoção de desligamento do sinal analógico no país, iniciado em 2016.

Para ter direito a esse benefício, é preciso estar inscrito em programas sociais e contar com uma antena parabólica tradicional funcionando na residência. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a maior parte das capitais do Brasil já comportam a tecnologia 5G.

Enquanto a transmissão analógica utiliza ondas eletromagnéticas contínuas, a transmissão digital utiliza uma corrente de bits, em códigos binários, utilizadas também na linguagem digital de computadores, CDs e DVDs, e celulares, que transforma sons, imagens, textos, gráficos em bits.

Segundo a Siga Antenado, entidade criada pela Anatel para realizar a transição para a parabólica digital, a tecnologia 5G opera nas mesma frequência banda "C", ocupada pelo sinal de TV aberta da parabólica tradicional. Em breve, o sinal transmitido para as parabólicas tradicionais será interrompido.

Como transformar uma parabólica analógica em digital? Não é possível transformar o equipamento analógico em digital. A única alternativa para conseguir o sensor digital é substituir o equipamento tradicional, incluindo o receptor, por outro digital.

Como pedir a troca?

  1. As famílias que se enquadram no perfil para receber o kit devem agendar a troca pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br.
  2. O beneficiário deverá informar dados pessoais, como o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).

Uma solução mais acessível no preço, porém com suas limitações, consiste na chamada antena digital. Ela tem sua instalação mais prática do que uma parabólica, só que não capta o sinal dos canais por satélite. Aqui se trata do caminho mais indicado para quem estiver em uma região com bons sinais HDTV, VHF, FM e UHF.

Famílias de baixa renda do Brasil podem solicitar a troca de antenas parabólicas pela nova parabólica digital.

Procure por pontos de descarte especializados em eletrônicos, ou use nosso serviço de coleta em casa. E lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!

O processo para solicitar o Kit Antena Digital é bastante simples e pode ser feito totalmente online. Para se cadastrar, você precisará do seu Número de Identificação Social (NIS) e do seu CPF. Existem duas maneiras de solicitar o kit: Através do site Siga Antenado.

Como solicitar
Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site, com o número do CPF ou do NIS em mãos.

Como a transmissão do novo sistema é feita através de UHF, ninguém precisa comprar antena especial para receber conteúdo digital das emissoras de TV, basta utilizar a boa e velha antena interna ou externa.

Quem tem direito ao kit gratuito?

  1. Fazer parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico).
  2. Possuir uma antena parabólica tradicional.
  3. A antena parabólica tradicional precisa estar instalada, conectada à TV e funcionando.

A instalação é gratuita. De acordo com o Ministério das Comunicações, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.