Quando o se tem função reflexiva?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de sujeito de infinitivo. Exemplo: O cego deixa-se levar pelo guia. Conjunção integrante: Inicia oração subordinada substantiva. Exemplo: O examinador verificará se o aluno está preparado.

Também chamado de Índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome. Exemplos: Precisa-se de vendedor. Vive-se um dia de cada vez.

O pronome se será chamado de partícula apassivadora quando estiver junto de verbo transitivo direto acompanhado de objeto direto, que se tornará o sujeito paciente. Compram-se carros usados. = Carros usados são comprados. Esperou-se o tempo necessário.

Verbos Reflexivos são aqueles que expressam ações praticadas sobre a própria pessoa, ou seja, quem faz também recebe a ação (ferir-se, lavar-se, pentear-se). Eles são sempre acompanhados de pronomes reflexivos (se, si e consigo, além de pronomes oblíquos átonos que assumem essa função: me, te, nos e vos).

São aqueles que expressam a igualdade entre o sujeito e o objeto da ação. Os pronomes reflexivos, embora também apontem para o sujeito da oração, exercem sempre a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto).

Se a sílaba mais acentuada, ou mais forte, ficar imediatamente antes do som se, estão escreva -sse. Caso contrário, escreva -se.

Partícula “se” como conjunção integrante
Em termos simples, é uma conjunção subordinativa que introduz um tipo de oração subordinda substantiva, ou seja, subjetiva (que exprime o sujeito), objetiva direta ou indireta, completiva nominal, etc.

A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc. Além do pronome se, serão pronomes integrantes do verbo os pronomes me, te, nos, vos.

Entre as átonas, podemos destacar as representadas por “me, nos, te, vos e se”. Elas, por sua vez, podem ser utilizadas para indicar que a ação do sujeito se volta para ele mesmo, ou seja, reflete nele próprio. Assim sendo, podemos afirmar que tais pronomes são denominados de pronomes reflexivos.

Os Pronomes Reflexivos são: se, si e consigo. Além desses, há pronomes oblíquos átonos que assumem essa função: me, te, nos e vos.

Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.

A palavra "se", quando empregada junto a verbos intransitivos ou transitivos indiretos, não exerce qualquer função sintática na oração. A sua forma está sendo empregada tão somente para marcar um sujeito indeterminado. Exemplos: Morre-se de fome.

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa.

A voz reflexiva ocorre quando o sujeito da oração pratica e recebe a ação expressa pelo verbo ao mesmo tempo. Ou seja, o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente da oração.

Diferença entre verbos pronominais e verbos reflexivos
Os verbos pronominais são todos aqueles acompanhados de pronomes em sua conjugação, podendo ter uma conjugação reflexiva ou recíproca. Os verbos reflexivos, por sua vez, são aqueles cuja ação necessariamente se volta para o próprio sujeito que a executa.

reflexivo - Dicionário Online Priberam de Português.

Dentre os pronomes pessoais, os únicos permitidos para figurarem em início de sentença são os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.). Os demais pronomes pessoais (os oblíquos: me, te, o, a e etc. e os reflexivos e recíprocos: nos, se e etc.), ocupam posição interna na sentença.

1- AÇÃO REFLEXIVA: a ação do verbo recai sobre o próprio sujeito, isto é, sujeito é agente e paciente. I cut myself. (Eu me cortei).

Quando um sujeito pratica uma ação sobre si mesmo, dizemos que essa ação tem caráter reflexivo.