Quando o sangramento é preocupante?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Infecçãosangramento vaginal entre menstruações pode indicar uma infecção dos órgãos reprodutivos. As causas incluem doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia; vaginite (uma inflamação na vagina) e doença inflamatória pélvica (inflamação dos órgãos reprodutivos femininos).

corrimento vaginal fétido – geralmente, de coloração marrom; dor pélvica contínua e dor durante a relação sexual.

O sangramento uterino anômalo é um problema comum em mulheres em idade fértil. Ele ocorre com mais frequência no início e no final da idade fértil: 20% dos casos ocorrem em meninas adolescentes e mais de 50% ocorrem em mulheres com mais de 45 anos de idade.

Além disso, outros fatores como o aspecto desse sangue, sua intensidade e volume também servem para diferenciar o sangramento de escape da menstruação: normalmente o sangramento da menstruação é mais volumoso, intenso e de cor mais avermelhada, enquanto o sangramento de escape é escasso e de cor mais amarronzada.

Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.

As causas orgânicas mais comuns da menstruação prolongada incluem infecções, lesões uterinas, adenomiose, pólipos e miomas². Sendo assim, o auxílio médico nos casos de menstruação prolongada é imprescindível. Identificada a causa, o especialista indicará o tratamento adequado para solucionar o problema.

Como explanado acima, o sangramento vaginal aumentado está relacionado principalmente com a alteração anatômica que o mioma provoca. Quanto maior o útero, maior o risco de sangramento. Quanto mais interno, próximo da cavidade, maior o risco também.

A principal causa de hemorragia uterina disfuncional em adolescentes é a imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise ovariano (HHO), principalmente nos primeiros 2 anos após a menarca. Outras causas não disfuncionais incluem gravidez, ISTs e coagulopatias.

Arteriais – o sangue é vermelho vivo e sai em jato forte, rápida e intermitentemente. É o tipo mais perigoso de hemorragia.

Pode ser assustador ver sangue no toalete ou no papel higiênico após evacuar. Felizmente, a maioria das causas de sangramento retal não são fatais – as mais comuns são as hemorroidas e as fissuras anais.

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

No estágio inicial, o câncer de colo do útero geralmente não apresenta sintomas. Eles começam a aparecer no momento em que a doença já está se tornando invasiva, acometendo os tecidos próximos.

O que pode levar ao câncer do colo do útero? A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.