Quando o saco gestacional está vazio?

Perguntado por: zcurado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O que acontece se o saco gestacional estiver vazio? Se não houver um embrião dentro do saco gestacional em uma semana em que ele deveria ser visto, a gravidez que inicialmente poderia ter sido confirmada por um teste de farmácia ou até mesmo Beta hCG, não irá evoluir.

A primeira coisa que se vê na ultrassonografia, entre 4 e 5 semanas de gravidez, é o saco gestacional. O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto. Antes do embrião propriamente dito, pode ser observada a vesícula vitelínica, entre 5 e 6 semanas.

O que é a gravidez anembrionada? A gravidez anembrionária ou gravidez anembrionada trata-se de uma condição que ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não se desenvolve como embrião, gerando um saco gestacional vazio.

Caso seja identificado um caso de gravidez anembrionada, existem algumas coisas que podem ser feitas. A mulher pode aguardar até que o aborto espontâneo seja feito, que não é o mais seguro, ou o médico pode fazer uma aspiração ultra uterina, para retirar o saco gestacional sem um embrião desenvolvido.

Caso não consiga ver nada no ultrassom de 5 semanas e tiver um ciclo irregular, é indicado esperar mais alguns dias e não se desesperar, pois é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!

Isso ocorre porque, se a menstruação da mulher for regular, ela consegue calcular de quantas semanas está a partir do primeiro dia da menstruação. Porém, se ela tem o ciclo irregular e demora muito a ovular, o feto pode demorar mais a aparecer no ultrassom.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

A partir do final da 6º semana de gestação já é possível que o feto seja avistado no saco gestacional, porém quando ocorre gravidez com ovo cego não se encontra o bebê, nem mesmo em saco gestacional com mais de 25mm.

Nas 9ª e 10ª semanas, a membrana continua crescendo e evoluindo para ajudar na nutrição do bebê. Enquanto as médias ficam em 37 e 43 mm, as variantes vão de 28 a 46 e 35 a 51, respectivamente. Por fim, as semanas de número 11 e 12 marcam a fase final do saco gestacional antes de ser substituído pela placenta.

O embrião leva cerca de 7 dias para chegar ao útero e realizar a nidação. Mas precisamos voltar algumas etapas para entender esse processo. Ele é formado a partir da união dos gametas feminino e masculino, respectivamente o óvulo e o espermatozoide.

24 horas

O óvulo sobrevive, em média, 24 horas, esperando ser fecundado por um espermatozóide. Se o óvulo for fecundado, ele percorre a tuba uterina e chega ao útero. Quando não acontece a fecundação, o óvulo é absorvido pelo nosso organismo.

Sintomas da implantação do embrião
Desta forma, o sintoma mais comum da nidação é um pequeno sangramento. Isto ocorre pois o útero que foi preparado pelos hormônios femininos para receber o embrião está muito irrigado.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Afinal, mesmo sem o embrião, o corpo produz HGC, o hormônio gerado pela placenta. Inclusive, essa pode se desenvolver por um período. E, quando ela interrompe o crescimento e a produção hormonal, a paciente pode apresentar sinais de aborto espontâneo.

Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce. Sendo assim, na maioria das gravidezes, os primeiros movimentos fetais podem ser efetivamente percebidos pela mãe somente a partir da 18. ª semana de gestação, época em que o bebê já suficientemente grande.

A falha de implantação é o insucesso do processo de fixação do embrião ou embriões no endométrio, camada vascularizada que reveste o útero internamente. Por alguma razão, o embrião, ao chegar próximo ao endométrio, não consegue se fixar, o que interrompe seu desenvolvimento e não há gestação.

Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Lembrando que o hCG começa a ser produzido depois que o embrião se fixa na parede uterina — o que acontece entre 5 e 7 dias após a fertilização do óvulo — e o período menstrual seria correspondente a aproximadamente duas semanas após a ovulação.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

O cérebro continua a se desenvolver; A pele está menos enrugada; Os pulmões estão amadurecendo e se preparando para funcionar fora do útero; Padrões de sono se desenvolvem.