Quando o sabiá canta é sinal de chuva?

Perguntado por: hmuniz . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 18 votos

O sabiá macho canta antes da chuva porque ele quer acasalar. Para que os filhotes tenham chance de sobreviver é necessário proteínas, as minhocas e pequenos insetos, que vão estar mais disponíveis no período chuvoso”, explica.

Preste atenção à umidade.
A umidade alta indica que vai chover; fique de olho em outros sinais causados por ela, como se o seu cabelo começar a ficar com frizz, se as folhas ficarem onduladas e se a madeira dos objetos e móveis se expandir. Tudo isso indica que uma tempestade está a caminho.

Indivíduos de muitas espécies aproveitam o amanhecer e o entardecer para fazer seus cantos de territorialidade, para alertar sobre possíveis perigos, para se comunicar entre eles e, no caso dos machos, para atrair as fêmeas.

O Bacurau! Essa espécie é bastante conhecida como Curiango ou Amanhã Eu Vou, como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga. O canto dele pode ser considerado assustador e penetrante, ouvido por horas durante as noites.

As aves habitualmente observadas pelos videntes eram o abutre, a águia, a coruja e o corvo. Por esse motivo, estão geralmente associadas a conotações pouco simpáticas. A expressão popular "ave de mau agouro" designa a pessoa portadora de más notícias ou aquilo que está associado a desgraças e maus presságios.

Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.

A escolha do horário, diz Frisch, é estratégica: durante o dia, se abandonasse o ninho, o macho deixaria os filhotes na mira de predadores. O pássaro é o regente da estação que se avizinha, mesmo numa cidade com pouca área verde como São Paulo.

Embora seja o comportamento natural da espécie, o sabiá-laranjeira tem sido obrigado a iniciar a cantoria cada vez mais cedo para conseguir se adaptar no ambiente urbano. “Os machos cantam para marcar território ou para atrair fêmeas.

Por exemplo, os antigos chineses diziam que se era possível ouvir um grilo chilreando à noite, o dia seguinte seria agradável. Se uma libélula está voando verticalmente ao invés de horizontalmente, é sinal de chuva forte. Quando um formigueiro se fechava, era sinal de tempestade.

Há um ditado que diz: "Que chuva em dia de algum velório, significava que a morte não era aceita ou esperada. Que a pessoa não queria morrer." No dia de hoje (03/12), se confirma esse ditado com a maior maestria que já vi na vida!

“É possível prever o tempo e o clima com base no seguinte princípio: a partir de um estado inicial (condições iniciais e de contorno), pode-se obter um estado futuro (previsão) por meio de um conjunto de equações que representam os processos físicos e dinâmicos da atmosfera (modelo numérico)”.

Bom, de acordo com estudos, na natureza, as músicas estão associadas principalmente a duas atividades: chamar a atenção do sexo oposto ou afastar predadores. Claro, algumas espécies cantam por motivos distintos. No entanto, na maioria das vezes, o canto de pássaro é um galanteio ou uma provocação.

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

Eles geralmente cantam durante o dia, mas cantam mais alto ao amanhecer e ao entardecer, assim como muitas vezes à noite para avisar outros machos para não se aproximarem de seu território.

sabiá-laranjeira

É comum nesta época do ano o paulistano ouvir lá pelas 2 e 3h da madrugada o belo cantar, que chega a atingir incríveis 70 dB (decibéis, que é uma unidade de medida do nível do som/ruído, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica) de um pássaro bem peculiar, o sabiá-laranjeira.

A canção é um convite para parar, olhar e refletir sobre a situação atual do mundo. Um recado urgente de que não estamos cultivando um futuro promissor. Nossas crianças – e pássaros – têm o direito de voar livres e conviver em um ambiente acolhedor, sem que suas vozes sejam silenciadas e seus corpos engaiolados.

Rasga-Mortalha

A Rasga-Mortalha é uma espécie de coruja da Amazônia, de voo baixo, que passa crocitando pelos ares. O povo do interior tem pavor de seu grito agourento, tido como aviso de que alguém vai morrer.

uirapuru

Trata-se do uirapuru, pássaro encantado da sorte e que tem como moradia as ricas florestas da Amazônia.

A ave tsuru simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave-símbolo do Origami). A lenda do tsuru diz que quem fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados. Costuma-se dizer que esta ave é o símbolo da longevidade.