Quando o RN abre os olhos?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Entre a 9ª a 13 ª semanas, formam-se as pálpebras, a íris e a retina. A partir da 27ª semana, o bebê abre e fecha os olhos e começa a apresentar sensibilidade à luz, podendo reagir quando a mãe fica exposta ao sol, por exemplo, cobrindo os olhinhos com as mãos ou braços.

Dificuldade em mamar / sucção débil / vómito; Hipotonia acentuada / sonolência persistente, que interfere com a alimentação; Cheiro fétido ou rubor periumbilical; Diarreia (dejeções aquosas, abundantes e numerosas, diferentes das dejeções do leite materno);

É normal recém-nascido dormir muito? Sim! Apesar de ser um pouco estranho para nós adultos é muito normal que o bebê recém-nascido durma muito nos seus primeiros meses de vida. A expectativa é que o bebê durma cerca de 16 a 20 horas por dia!

A recomendação da Academia Americana de Oftalmologia (AAO) é que toda criança seja levada para uma consulta preventiva com o oftalmologista entre seis meses e um ano de idade. Depois, a visita pode ser realizada uma vez ao ano até os 7 anos de idade, que é quando a visão está em desenvolvimento.

Pois bem, dissemos isso especialmente porque nessa fase, por volta das 20 semanas de vida (um pouco antes de 5 meses completos), os pequeninos já conseguem ouvir vozes. Em outras palavras, isso significa que você já pode começar a ler para eles!

Observar os movimentos espontâneos, assimetrias, cor da pele e mucosas, movimentos respiratórios, e capacidade de interagir do bebé quando nos fixa e falamos com ele.

O bebê só chora quando algo o incomoda, como frio, calor (por causa da roupa excessiva), cólica, fralda muito úmida, com fezes ou urina, ou quando sente fome. O choro de fome é inconsolável e não para até que o bebê seja alimentado.

Ambientes muito barulhentos podem não só deixar o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono dele. Por essa razão, músicas, conversas e aparelhos eletrônicos muito altos podem incomodar bastante os pequenos. Nesse sentido, o ideal mesmo é evitar ambientes com essa atmosfera.

Seu filho pode não estar se desenvolvendo bem, se:

  1. Não se acalma com a voz dos pais. Durante a gestação o bebê está acostumado a ouvir a voz dos pais, especialmente da mãe. ...
  2. Não faz contato visual. ...
  3. Não sorri. ...
  4. Não reage a barulhos. ...
  5. Não emite sons. ...
  6. Não sustenta o próprio corpo. ...
  7. Não fixa o olhar nas coisas à sua volta.

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes.

Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.

O pediatra deve fazer o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como Teste do Olhinho, ainda na maternidade. O exame é indolor e inofensivo aos olhos do bebê.

A audição do bebê é muito sensível e desde o útero, após a formação do sistema auditivo, a criança já consegue ouvir sons e reconhecer a voz da mãe. Mesmo após o nascimento, a audição ainda está em desenvolvimento e exige cuidados especiais.