Quando o RH não liga?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Após cerca de uma semana, você pode escrever ao recrutador para perguntar sobre o status do processo . A melhor maneira de fazer isso é por e-mail. Em primeiro lugar, você pode agradecê-lo pelo tempo e pela oportunidade da entrevista. Aproveite para enfatizar seu interesse em fazer parte da empresa.

Segundo uma pesquisa conduzida pela plataforma de divulgação de vagas Indeed, o tempo médio de resposta em um processo seletivo é de 24 dias úteis. O prazo vai variar para mais ou para menos de acordo com o segmento do negócio, o perfil da vaga em questão e as características de cada processo.

Para não ficar ansioso, esteja atento aos prazos informados durante a entrevista de emprego. Se essa informação não foi passada durante a conversa inicial, você pode entrar em contato com a empresa em busca de respostas. Mas lembre-se, esse processo deve ser feito de forma respeitosa e cautelosa.

Isso porque diversos fatores surgem inesperadamente e prejudicam a velocidade na escolha do profissional. Alguns mais comuns são: pressão de diretores, falta de mão de obra qualificada, valor da remuneração, cultura da empresa, nível hierárquico do posto de trabalho, entre outros.

Como pedir feedback para o recrutador durante o processo seletivo?

  1. Alinhe as expectativas logo no início do processo. ...
  2. Combine uma forma de comunicação. ...
  3. Ajuste as expectativas ao longo do processo. ...
  4. Busque entender o motivo do atraso ou da falta de feedback. ...
  5. Cobre o retorno com gentileza. ...
  6. Saiba a hora de insistir no retorno.

Entro em contato com o supervisor da área que iniciou a conversa ou posso esquecer da vaga?” Segundo Renata Fillippi, headhunter da STATO, quando o entrevistador/recrutador dá um prazo e nada acontece, o candidato pode entrar em contato para saber se permanece dentro do processo ou se a vaga já foi fechada.

Se você estiver entre os selecionados, possivelmente receba um contato do RH por email, telefone ou aplicativos de mensagem. A ideia é que o recrutador possa conhecer você melhor ou agendar uma entrevista. Em algumas empresas, pode haver mais de uma entrevista, com diferentes pessoas.

Um dos principais indícios de que o recrutador está interessado em te contratar é a demonstração de interesse na conversa de vocês. Se ele não demora para te responder, faz algumas perguntas além do esperado e tem interesse em ouvir o que você tem a falar são alguns sinais de que você está se saindo bem.

A empresa pode desistir de contratar depois do exame admissional? Sim, mas isso não significa que o profissional tenha de ficar de mãos atadas caso se sinta lesado, um processo por danos morais pode ser aberto contra a empresa.

A especialista explica que a vaga pode levar algum tempo para ser confirmada justamente pela alta demanda de pessoas procurando a mesma oportunidade: "O momento em que vivemos no Brasil é normal recebermos muitos candidatos para, muitas vezes, uma única vaga.

Ligue para a empresa
Se você já esperou o tempo indicado, já enviou o e-mail e não teve resposta, aí sim chega a hora de ligar para o recrutador. Não pressione o profissional no telefone, apenas pergunte de maneira educada se ele já tem um posicionamento sobre a entrevista.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Ansiedade, depressão, síndrome de pânico, burnout, são doenças que surgem devido ao estresse no ambiente de trabalho e podem gerar o afastamento do trabalhador até sua devida recuperação.

A melhor data para a admissão de novos funcionários é logo após o fechamento da folha de pagamentos de sua empresa, pois, dessa forma, esse novo funcionário estará na folha de pagamento do mês seguinte.

Piores erros da entrevista de emprego

  • Dar respostas vagas.
  • Não prestar atenção no job description.
  • Não saber nada sobre a empresa.
  • Não tomar cuidado com a postura (especialmente na entrevista por vídeo)
  • Não saber o que falar sobre você

“No primeiro caso, ao identificar que o problema é o profissional de RH, o colaborador deve fazer uso do canal de reclamação corporativa, seja ele a ouvidoria interna, seja outro meio para informar a insatisfação pessoal”, recomenda Maria Bernardete.

Estou atualizando o status de nossa conversa e fiquei com dúvida se você recebeu a proposta que te enviei semana passada. Outro: Gostaria de seu parecer a respeito da proposta emitida para X. Seu feedback é muito importante para mim, principalmente se a proposta ficou fora da sua expectativa.

Além disso, o profissional deve ter sempre em mente que sua estratégia pode não funcionar por negligência do RH ou falta de provas. Assim, o único caminho para levar a denúncia adiante pode ser mesmo a Justiça trabalhista.

Porque seu currículo diz pouco sobre você
Essa é uma das principais razões que fazem tantos candidatos não passarem pela primeira etapa do processo seletivo, que é a triagem de currículos. A recomendação é não fazer um currículo resumido demais, que apenas cita nome da empresa e cargo que você ocupou.