Quando o resultado do exame vem ausência significa oq?

Perguntado por: icosta5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Não reagente significa o resultado negativo de determinado exame. No âmbito da medicina, consiste na indicação da não existência de determinada doença no organismo examinado.

Categoria 1: significa mamografia negativa, ou seja, mamas simétricas, sem massas, distorções de arquitetura ou calcificações suspeitas.

Malignidade é a tendência de uma doença, especialmente tumores, de se tornarem progressivamente piores e potencialmente causar a morte. É caracterizada pelas propriedades de anaplasia, invasão e metástase. Maligno(a) é um termo médico adjetivo usado para descrever uma doença grave e de piora progressiva.

Essa frase indica um exame normal.

“É a ausência da formação de tecidos anormais, com características cancerígenas.

Os agendamentos devem ser feitos com antecedência, mas o responsável pelo setor na unidade tem detectado que a demanda de consultas rotineiras é muito menor do que a capacidade de atendimento. “De 30% a 35%, em média, são de ausentes, ou seja, as pacientes faltam no dia da realização do exame.

Negativo para malignidade: significa que não há lesão sugestiva ou precursora de um câncer; Alterações inespecíficas; Alterações que sugerem uma lesão.

Lembrando que negativo, em termos de exame, significa que está tudo bem. Essa categoria indica que nada de mau foi encontrado. O risco de malignidade é zero e é indicado apenas o rastreamento mamográfico periódico, de rotina.

BI-RADS 1 significa achados negativos, ou seja, exame normal. BI-RADS 2 significa achados benignos e que não geram preocupação do ponto de vista de risco para neoplasia. BI-RADS 3 significa achados provavelmente benignos e necessitam de um acompanhamento. BI-RADS 4 significa achados considerados suspeitos para câncer.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

BIRADS 2: significa dizer que existe uma alteração na mama, porém que este achado é benigno, ou seja, não tem risco de ser câncer nem de se transformar em câncer.

Em geral, há três graus de agressividade: 1 (bem diferenciado), 2 (moderadamente diferenciado) e 3 (pouco diferenciado). Quanto maior o grau, mais rápido é o crescimento desse tumor e mais perigo pode oferecer ao paciente se não for iniciado o tratamento.

Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos. Apesar dos tumores algumas vezes serem cancerígenos, tumor e câncer não são sinônimos.

Isso significa que no exame de ressonância magnética (RM) do cérebro, não foram encontradas alterações significativas, ou seja, nada fora do esperado foi detectado.

São exames que dependem de quem está realizando, exames dinâmicos. Nesse tipo de exame o ideal é ele seja realizado pelo profissional indicado pelo seu médico, quando possível claro.