Quando o resultado do exame hCG não reagente?

Perguntado por: enovaes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A expressão “não reagente” é explicada pelo fato do reagente não reagir com o sangue do paciente, apresentando assim uma amostra negativa. O termo não reagente é usado sempre em exames de sangue, exames de gravidez (Beta HCG), de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, sífilis, entre outras.

Após quantos dias o exame detecta gravidez? É recomendado aguardar 10 dias de atraso menstrual, para evitar um resultado falso. Os valores de beta HCG começam a aumentar a partir de 6 dias da fecundação.

Nos casos positivos, aparecem duas linhas ou listras, uma que é o controle (essa listra apenas confirma que a tira foi adequadamente molhada com urina) e outra que é da gravidez. Se o teste for lido dentro do tempo sugerido, mesmo que a segunda listra seja bem clarinha, isso indica que o teste foi positivo.

O Beta hCG é uma porção específica da gonadotrofina coriônica humana que está presente apenas nesse hormônio e, quando positivo (forma qualitativa) e acima dos valores de referência (forma quantitativa, expressa em números) no exame de sangue, confirma que houve a nidação.

Em se tratando de um exame de sangue, realizado em laboratório, caso ele tenha sido feito antes dessa fase, o resultado poderá ser um falso negativo. Isso porque ainda não há uma quantidade de hormônio hCG circulante que seja suficiente para ser detectada pelo exame.

Os testes de gravidez apontam resultado positivo quando identificam o aparecimento do HCG na urina ou no sangue de uma mulher. O que acontece é que, em alguns casos, esse hormônio está sendo produzido sem que a mulher esteja grávida, daí o nome falso positivo2.

Fazer o teste muito cedo é um dos principais motivos que levam a um resultado falso negativo. O ideal é sempre aguardar o atraso menstrual para realizar o exame, no entanto, nem sempre isso é possível uma vez que existem mulheres com ciclos irregulares ou que estão fazendo algum tratamento para engravidar.

Para realizar o exame Beta HCG, é recomendado aguardar 10 dias após a fecundação; pode ser feito também logo no primeiro dia após o atraso menstrual. O Beta HCG pode ser realizado antes desse período, em alguns casos pode apresentar resultado falso-negativo.

Quando a mulher está nas primeiras semanas de gestação, os níveis hormonais de beta HCG se encontram acima de 25 mIU/ml. Porém, caso o exame aponte níveis hormonais entre 5 mlU/ml e 25mlU/ml, é recomendado realizar o teste novamente após três dias para que possa ser confirmada ou não a gestação.

O resultado é considerado falso negativo quando o teste se mostra negativo, porém o paciente tem a doença. Alguns fatores que podem gerar falsos negativos são coleta incorreta, degradação da amostra e realização do teste em momento inadequado.

Valores do Bhcg

  1. BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, não há indício de gravidez.
  2. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação.
  3. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.

Um resultado abaixo do valor de referência, ou seja, abaixo de 25 mUI/mL, sugere ausência de gravidez ou que a concentração presente no sangue é muito baixa e não foi detectada no exame. No entanto, caso a suspeita de gravidez persista, é necessário repetir o teste em 48 horas.

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

O que significa cada resultado? Nos exames de sorologia, reagente significa positivo ou presente, enquanto que não reagente significa negativo ou ausente.

Os resultados de um ultrassom após 5 a 6 semanas de gestação são muito mais precisos do que usando valores de hCG. Um valor de hCG inferior a 5 mUI / mL é considerado negativo para gravidez e qualquer valor acima de 25 mUI / mL é considerado positivo para gravidez.

Sim, é possível uma mulher estar grávida e o resultado ser negativo. Uma das principais razões para que isso aconteça é quando o teste é feito muito antes do atraso da menstruação. Nesse caso, os níveis de hCG ainda não estão altos o suficiente para serem detectados.

As opções hoje oferecidas em farmácias e mercados têm a menor chance de dar errado. Os fabricantes afirmam ter uma sensibilidade de 97 a 99,5% para o diagnóstico preciso. É raro ocorrer um falso positivo ou uma mulher não estar grávida e dar positivo. Porém, os testes tem 0,5% de chances de erro.

Pode acontecer? Sim pode acontecer. Se você está muito ansiosa e fez o teste talvez um pouquinho antes da hora você pode se deparar sim com um exame de sangue Beta Hcg qualitativo ou até mesmo quantitativo negativo e mesmo assim estar grávida.

Mesmo nessa fase há o risco de não conseguir ver o bebê, apenas um saco gestacional com 5 semanas ou nem isso devido ao risco de ovulação tardia, comum em mulheres com ciclos maiores ou mesmo com problemas como SOP. Por isso nada de pânico caso faça o primeiro ultrassom e não consiga ver nenhuma evidência de gravidez.

A principal causa de Beta hCG falso negativo é um exame feito antes do tempo certo. Algumas pessoas ficam ansiosas por terem tido relações sexuais sem nenhum tipo de método contraceptivo e faz o teste de gravidez poucos dias depois, antes mesmo qualquer atraso no ciclo menstrual.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.