Quando o resultado da colonoscopia é normal?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Quando é necessário retirar amostras para biópsias, o tecido é enviado para laboratório onde será avaliado. Quando os resultados são normais o revestimento do cólon apresenta uma suave coloração rosada, com as dobras normais, sem crescimento de bolsas, verrugas, sangramentos e inflamações.

É um exame que permite a visualização de todo o intestino grosso, além da parte final do intestino delgado, por meio de um aparelho flexível com iluminação e uma câmera na extremidade.

O exame pode auxiliar na detecção de:

  1. Colites. Que são inflamações do cólon decorrentes do uso de medicamentos ou substâncias que podem irritar a mucosa intestinal, doenças auto-imunes, falta de circulação sanguínea ou até mesmo radiação.
  2. Doença celíaca. ...
  3. Diverticulite. ...
  4. Doença de Crohn. ...
  5. Pólipos. ...
  6. Hemorroidas. ...
  7. Câncer colorretal.

É aconselhável que o paciente permaneça em casa, preferencialmente acompanhado. - É obrigatório fazer jejum de alimentos sólidos. - Só é permitido ingerir líquidos claros, a exemplo de água, sucos claros coados, bebidas isotônicas claras e chá, até 4 horas antes do horário do exame agendado para o exame.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Presume-se que a pesquisa de sangue oculto, quando realizada anualmente, reduz a mortalidade por câncer do intestino em 15% a 33%, representando um ganho de vida similar ao observado no rastreamento com colonoscopia a cada dez anos. Atualmente apenas cerca de 25% dos tumores são detectados precocemente.

Também pode haver alteração no formato. Fezes finas e longas podem ser sinais da doença.

Pólipo intestinal é algo comum de ser encontrada em procedimentos de colonoscopia (no intestino grosso ou reto). Sempre que aparecem neste exame, os pólipos já são removidos durante o procedimento e encaminhados para biópsia.

Normalmente, se existe uma suspeita de câncer colorretal, é realizada uma biópsia durante a colonoscopia. Nessa biópsia o médico remove uma amostra de tecido que é enviada a um laboratório de patologia para análise. No laboratório de patologia a amostra é submetida a alguns testes: Testes genéticos.

Depois de pronto esse exame pode ser avaliado por qualquer médico, ou seja, esse exame pode ser laudado como normal e outro médico pode posteriormente encontrar uma alteração naquela imagem.

A colonoscopia é um exame através do qual o revestimento interno do intestino grosso é visualizado diretamente e em tempo real.

Pólipos no intestino: sintomas da doença

  • Sangramento;
  • Fezes com muco;
  • Alterações no funcionamento do intestino;
  • Dores abdominais.

Entendendo o resultado da biópsia de intestino

  1. – Pólipo hiperplásico: lesão benigna sem nenhum potencial de malignidade.
  2. – Pólipo adenoma: um achado pré-cancerígeno, a retirada completa já representa o tratamento.
  3. – Adenocarcinoma: lesão cancerígena.

Colonoscopia com biopsia
Em alguns casos, quando há uma lesão suspeita para câncer, o médico responsável pelo exame pode optar por retirar uma pequena amostra de tecido da mucosa intestinal para análise em laboratório. Esse procedimento é chamado de colonoscopia com biopsia.

O exame de imagem mais indicado para diagnóstico dos pólipos – principalmente por fornecer imagens em maior resolução que a ultrassonografia transvaginal – é a histerossonografia, que consiste em um ultrassom transvaginal com a utilização de um líquido, normalmente soro fisiológico, para dar contraste e destacar a ...

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço.

APÓS A SEGUNDA EVACUAÇÃO: Iniciar com líquido da sua preferência (água, água de coco, gatorade, etc) após cada evacuação, até perceber o intestino limpo (fezes líquidas, amarelas/transparentes, que permitam ver o fundo do vaso, sem resíduos);

Quais as causas de pólipos? Existem diversas causas para o surgimento de pólipos. No caso de pólipos intestinais e anorretais, por exemplo, o paciente pode apresentar os pólipos devido a condições como a Doença de Crohn, mas também por outros fatores de risco, como excesso de peso, diabetes e alimentação inadequada.