Quando o recrutador não te responde?

Perguntado por: lmarques . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

E SE O RECRUTADOR NÃO DER PRAZO? Se após 2 semanas da entrevista você não tiver uma resposta, poderá procurar pela empresa. Lembre-se do bom senso e empatia, você pode acompanhar seu processo seletivo, mas não seja muito insistente.

“Olá, [nome do recrutador]! Aqui é o [seu nome]. Eu estou participando do processo seletivo da vaga XXX. Envio essa mensagem porque estou interessado na posição e gostaria de saber se existe uma previsão de retorno sobre a minha última entrevista.

Se o recrutador não der prazo e sumir, mandar um e-mail entre duas e três semanas após o último contato pode ser uma boa ideia. “Não existe uma receita de bolo, o que vale é usar o bom senso. Fazer o acompanhamento do processo não significa ligar a cada três dias para saber se há alguma novidade”, diz.

O ideal é você entrar em contato toda vez que houver alguma mudança em sua carreira ou atualização de informações no seu currículo. É importante que o headhunter tenha sempre a versão mais atualizada do seu currículo.

É bastante comum que após ler o seu currículo, o recrutador pergunte por que você está interessado em trabalhar naquela empresa. É nessa hora que você deve mostrar que fez a lição de casa e pesquisou tudo o que precisava saber sobre ela, principalmente sua cultura.

Muitas vezes, mesmo após a escolha do melhor candidato, o processo seletivo demora para ser finalizado porque a empresa ainda não definiu o melhor destino para o atual profissional que ocupa a vaga: o desligamento da empresa ou a transferência para outra área.

O tempo médio de resposta de um processo seletivo é de 24 dias úteis, mas esse prazo varia de acordo com o segmento do negócio, o perfil da vaga e as etapas previstas no processo seletivo.

Como pedir feedback para o recrutador durante o processo seletivo?

  1. Alinhe as expectativas logo no início do processo. ...
  2. Combine uma forma de comunicação. ...
  3. Ajuste as expectativas ao longo do processo. ...
  4. Busque entender o motivo do atraso ou da falta de feedback. ...
  5. Cobre o retorno com gentileza. ...
  6. Saiba a hora de insistir no retorno.

Você pode entrar em contato com a empresa ou com o recrutador para confirmar se o seu currículo foi recebido, por exemplo. Ou, alguns dias depois do prazo combinado de receber um retorno, perguntar como está o processo e se há alguma resposta.

Conteúdo: a sua pergunta precisa ser endereçada a quem está conduzindo o recrutamento, de forma clara, objetiva, sucinta e educada. É importante começar o texto com uma saudação, informar o nome da posição à qual você se candidatou e se identificar ao final da mensagem. É de bom-tom agradecer a oportunidade.

Envio de mensagens para recrutadores
O contato precisa ser assertivo e chamar a atenção logo nas primeiras frases. Saber o que escrever pode ser um diferencial, já que essas pessoas costumam ter uma rotina repleta de tarefas, além de receber outras tantas mensagens de quem se encontra na mesma situação que você.

Você pode sim ligar ou mandar um e-mail para o responsável pela sua entrevista perguntando sobre o andamento do processo seletivo. Isso pode até demonstrar o seu interesse pela oportunidade, o que é bom. Mas claro que, para isso, alguns dias já devem ter passado desde a sua participação.

Leia a seguir mais detalhes sobre as três etapas de uma entrevista:

  1. Contato. Essa etapa consiste no afunilamento das pessoas que se candidataram à vaga. ...
  2. Teste de perfil. Outra etapa da entrevista é o teste psicológico . ...
  3. Conversa com o RH ou com a gestão.

“Se a entrevista for muito rápida é sinal que o candidato não possui todas as competências requisitadas para o cargo”, diz Fabiane Cardoso, coordenadora nacional de qualidade da Adecco Brasil. “Entrevista curta, com 30 minutos ou menos, não é boa notícia.

Em uma boa entrevista, a pessoa do RH explica para o candidato como devem ser as próximas etapas do processo seletivo. E, caso o entrevistador diga que vai entrar em contato para agendar as próximas atividades, pode ter certeza de que você foi bem e seguirá na disputa pelo cargo.

Uma ideia interessante é começar da seguinte forma: “Infelizmente não foi possível sua aprovação no processo seletivo. Seu currículo é ótimo, principalmente pelos projetos dos quais você participou na sua última experiência profissional”.

Manter contato com a empresa ou com o recrutador que você conversou durante o processo seletivo ajuda a reforçar o seu interesse na oportunidade, além de se manter ativo e presente em todas as etapas da seleção e também estreitar a relação com quem está conduzindo o processo.