Quando o recrutador diz que vai ligar e não liga?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quando a empresa diz que vai ligar e não liga? Combine com o recrutador Se o recrutador disser que a resposta será em 10 dias, não adianta ligar no dia seguinte e nem uma semana depois da entrevista. Dê o espaço necessário para a empresa avaliar todos os candidatos e chegar a uma conclusão.

A resposta para essa pergunta varia de caso a caso. De acordo com dados do próprio Indeed , publicados na versão norte-americana do site, 44% das empresas demoram até duas semanas para dar um retorno depois de uma entrevista, 37% levam uma semana, e apenas 4% dão um retorno no mesmo dia ou no dia seguinte.

Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. E em apenas 4% dos processos seletivos, a empresa demora um dia para chamar.

Ligue para a empresa
Se você já esperou o tempo indicado, já enviou o e-mail e não teve resposta, aí sim chega a hora de ligar para o recrutador. Não pressione o profissional no telefone, apenas pergunte de maneira educada se ele já tem um posicionamento sobre a entrevista.

Após a entrevista de emprego
Pode ser a hora ideal de enviar uma mensagem. Após a conversa, é importante aguardar o período sinalizado pelo recrutador para possível retorno.

Fatos e dados que comprovem seu diferencial
“A maneira como você executou determinadas tarefas, fez suas escolhas de carreira ou o tipo de formação que você teve”, enumera Irene. Tudo isso contribui para que o recrutador faça uma pintura do tipo de pessoa que você é.

Saiba como perguntar se a vaga de emprego já foi preenchida

  1. 1 – Espere o período adequado. Antes de saber como abordar o responsável pelo processo seletivo, é importante saber quando fazer isso. ...
  2. 2 – Utilize o canal previamente combinado. ...
  3. 3 – Escreva uma mensagem gentil e objetiva. ...
  4. Ligação.

A especialista explica que a vaga pode levar algum tempo para ser confirmada justamente pela alta demanda de pessoas procurando a mesma oportunidade: “O momento em que vivemos no Brasil é normal recebermos muitos candidatos para, muitas vezes, uma única vaga.

“Olá, [nome do recrutador]! Aqui é o [seu nome]. Eu estou participando do processo seletivo da vaga XXX. Envio essa mensagem porque estou interessado na posição e gostaria de saber se existe uma previsão de retorno sobre a minha última entrevista.

Se o recrutador não der prazo e sumir, mandar um e-mail entre duas e três semanas após o último contato pode ser uma boa ideia. “Não existe uma receita de bolo, o que vale é usar o bom senso. Fazer o acompanhamento do processo não significa ligar a cada três dias para saber se há alguma novidade”, diz.

Um dos principais indícios de que o recrutador está interessado em te contratar é a demonstração de interesse na conversa de vocês. Se ele não demora para te responder, faz algumas perguntas além do esperado e tem interesse em ouvir o que você tem a falar são alguns sinais de que você está se saindo bem.

Confira alguns sinais de que você não passou na entrevista de emprego.

  1. O recrutador não mostra interesse pelas habilidades do candidato. ...
  2. As entrevistas são concluídas de forma muito rápida. ...
  3. O candidato não recebe um retorno dentro do prazo estipulado.

Conforme a legislação, presente no artigo 445 e 451 da CLT, o contrato de experiência pode ter a duração máxima de 90 dias. Caso ele seja estabelecido por um período inferior, por exemplo, 45 dias, ele poderá ser prorrogado.

Sendo assim, não hesite antes de listar alguns exemplos de desenvolvimento que você deseja atingir ao conseguir o emprego, como atuar em um setor diferente, ter contato com novas tecnologias, colocar em prática o que você aprendeu em uma especialização, aumentar sua experiência com um público específico, dentre outros.