Quando o reclamante paga depósito recursal?

Perguntado por: ecunha7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

O reclamante NUNCA recolherá o depósito recursal, porque o objetivo desse depósito é justamente garantir um valor mínimo a ser executado em favor do autor caso se confirme a condenação da empresa.

Na verdade, o reclamante não está obrigado ao recolhimento do referido depósito, ante a ausência de previsão legal, pois tal obrigação é exigida somente para a reclamada.

Depósito recursal trabalhista e depósito judicial
Já o depósito judicial é o efetivo pagamento da condenação. Ao final do processo, quando não há mais possibilidade de recursos, a reclamatória transita em julgado. Nesse momento, a parte que perder deve realizar os pagamentos à parte vencedora.

Por seu turno, o § 9º do artigo 899 da CLT, dispõe que o valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Pelo Portal Judicial ou na agência da CAIXA mais próxima de você.

O depósito judicial funciona como uma garantia de pagamento durante o andamento do processo judicial. Desse modo, o juiz determina que a quantia seja depositada em uma conta específica para garantir o pagamento à parte vencedora do processo.

Nos casos de recurso de revista, embargos e recurso em ação rescisória, o valor fica em R$ 24.592,76. O reajuste aplicado considerou a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE), no período de julho de 2021 a junho de 2022.

As entidades filantrópicas podem ser beneficiárias da Justiça Gratuita, mas ainda assim estão obrigadas à realizar o depósito recursal, sob pena de ser declarada a deserção do recurso.

SÚMULA Nº 128 - DEPÓSITO RECURSAL
I - É ônus da parte recorrente efetuar o depósito legal, integralmente, em relação a cada novo recurso interposto, sob pena de deserção. Atingido o valor da condenação, nenhum depósito mais é exigido para qualquer recurso.

O pagamento do processo trabalhista é feito obrigatoriamente através da Guia de Depósito Judicial Trabalhista, de acordo com a Instrução Normativa nº 36 do Tribunal Superior do Trabalho. O Depósito Judicial Trabalhista é uma forma legal de garantir o pagamento de uma decisão judicial.

O depósito recursal somente é exigível nas obrigações em pecúnia, ou seja, quando há a condenação da empresa para pagamento de valores. Tem por finalidade garantir a execução da sentença e o pagamento da condenação, se houver.

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Assim que a empresa recorrer em processo trabalhista, a única coisa a se fazer é aguardar até que o juiz julgue a causa de novo, a fim de obter um novo veredicto. E, como citado, o tempo depende bastante de várias questões.

O que acontece depois do Recurso Ordinário? Contra o acórdão de Recurso Ordinário, proferido pelo TRT, cabe Recurso de Revista para o Tribunal Superior do Trabalho. Contra decisão de última instância do TST, cabe Recurso Extraordinário para o Supremo Tribunal Federal.

"Art. 790-A São isentos do pagamento de custas, além dos beneficiários de justiça gratuita: I – a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica; II – o Ministério Público do Trabalho.

Se o alvará for assinado até às 14h, ele é processado e pago no mesmo dia. Se ele for assinado após as 14h pelo juiz, ele é processado no próximo dia útil.