Quando o recém-nascido é considerado alto risco?

Perguntado por: hpeixoto2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

O Ministério da Saúde considera que crianças de risco apresentam pelo menos um destes critérios: baixo peso ao nascer (<2500g); menos de 37 semanas de idade gestacional (IG), asfixia grave (Apgar < 7 no quinto minuto de vida); internamento ou intercorrência na maternidade; mãe adolescente (< 18 anos), mãe com baixa ...

A Termo: se for compreendido entre 38 e 42 semanas de idade gestacional. Pré-termo: se for menor que 38 semanas de idade gestacional (pela OMS). Pré-termo limítrofe: se for entre 36 a 37 semanas de idade gestacional.

As más formações congênitas, o baixo peso, a prematuridade e problemas relacionados ao parto e pós-parto imediato são fatores de risco descritos na literatura que apresentam maior associação com mortalidade no período neonatal.

Portanto, a mãe precisa ficar atenta a alguns sinais de gravidade que são mandatórios para levar o bebê ao pediatra.

  1. Bebê que faz pouco xixi. ...
  2. Bebê que faz pouco cocô ou não faz cocô ...
  3. Bebê hipoativo. ...
  4. Olhos amarelos (Icterícia) ...
  5. Febre (temperatura maior que 37,5 graus) ...
  6. Vômitos. ...
  7. Umbigo com odor fétido e secreção.

Seu filho pode não estar se desenvolvendo bem, se:

  1. Não se acalma com a voz dos pais. Durante a gestação o bebê está acostumado a ouvir a voz dos pais, especialmente da mãe. ...
  2. Não faz contato visual. ...
  3. Não sorri. ...
  4. Não reage a barulhos. ...
  5. Não emite sons. ...
  6. Não sustenta o próprio corpo. ...
  7. Não fixa o olhar nas coisas à sua volta.

O recém-nascido de alto risco deve ser mantido em um ambiente com a tem- peratura entre 25° e 30°C.

O bebê de um mês: os primeiros dias de vida. Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. Afinal, esse é o momento em que passamos a conhecer o nosso bebê. Entender, aprender, compreender e ainda aproveitar essa fase é algo bem complexo e novo.

Os cuidados com o recém-nascido durante o sono são importantíssimos para que ele durma tranquilo e seguro. As principais recomendações são: evitar que o bebê durma de bruços; garantir que cobertores não cubram nem a boca nem o nariz dele; e optar por roupas quentes para agasalhá-lo.

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê.

A pediatra e neonatologista Ana Larissa de Melo explica que o índice, também conhecido como Escala de Apgar, trata-se de uma linguagem universal para analisar cinco aspectos da criança: cor, frequência cardíaca, respiração, irritabilidade reflexa e tônus muscular.

Relata-se que valores de saturação de O2 entre 85% e 93% são suficientes para manter a pO2 normal na maioria do tempo, eli- minando as variações como a hipoxemia e hiperóxia durante o período neonatal.

Por volta das 18 semanas de gravidez, seu filho ouve os primeiros sons. Em 24 semanas, essas orelhinhas estão se desenvolvendo rapidamente. A sensibilidade do seu bebê ao som vai melhorar ainda mais com o passar das semanas.

Frequência cardíaca e respiratória
A FR máxima do recém-nascido é de 60 irpm e a FC tem média de 145 bpm, mas pode variar em uma faixa de 90 bpm a 180 bpm.

No caso dos recém-nascidos, é natural que regurgitem - ou seja, golfem - até os 4 ou 5 meses de vida sempre após as mamadas. Portanto, não é preciso se preocupar, apenas tomar alguns cuidados no dia-a-dia do bebê.

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes.

É normal recém-nascido dormir muito? Sim! Apesar de ser um pouco estranho para nós adultos é muito normal que o bebê recém-nascido durma muito nos seus primeiros meses de vida. A expectativa é que o bebê durma cerca de 16 a 20 horas por dia!