Quando o recém-nascido começa a ouvir?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

Por volta das 18 semanas de gravidez, seu filho ouve os primeiros sons. Em 24 semanas, essas orelhinhas estão se desenvolvendo rapidamente. A sensibilidade do seu bebê ao som vai melhorar ainda mais com o passar das semanas.

A audição do bebê é muito sensível e desde o útero, após a formação do sistema auditivo, a criança já consegue ouvir sons e reconhecer a voz da mãe. Mesmo após o nascimento, a audição ainda está em desenvolvimento e exige cuidados especiais.

Fatores ambientais que podem levar à perda auditiva incluem infecções que a mãe teve durante a gestação, como rubéola, toxoplasmose e sífilis. Além disso, infecções após o nascimento (como otites recorrentes), traumas na região da cabeça e uso de determinados medicamentos ototóxicos também podem levar à surdez.

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

Não tem que fazer nada mais que falar ao bebé e rapidamente ele reconhecerá o tom grave da sua voz. O limiar de audição de um recém-nascido é cerca de 40 ou 50 decibéis superior ao de um adulto, o que significa que os bebés não ouvem os sons de baixa intensidade que se produzem à sua volta.

Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque. Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia.

Fase REM do sono: durante a fase Rapid Eye Movement (REM) do sono, o bebé poderá passar por algumas alterações fisiológicas que desencadeiam reflexos, como sorrir. Os sorrisos nos bebés durante esta fase do sono podem ainda ser causados por movimentos involuntários do corpo.

O ideal é que o teste seja feito entre o 3º e o 5º dia de vida.

Alguns possíveis sinais de perda auditiva em um bebê ou criança. Não reage a sons altos. Não procura ou detecta de onde o som está vindo. Parou de balbuciar e experimentar fazer sons.

Portanto, se o bebê realiza o exame e não tem resultado satisfatório, ele deverá ser repetido em até 30 dias da alta hospitalar e no caso de nova falha, o paciente é encaminhado para avaliação especializada com Otorrinolaringologista e passará por avaliação audiológica completa.

Quando o resultado do teste orelhinha aparece alterado em apenas um dos ouvidos, o mais provável é que o bebê tenha líquido amniótico presente naquela orelha. Neste caso, o recomendado é repetir o exame após um mês.

Sim, surdos podem ouvir – tanto com o seu resíduo auditivo quanto com aparelhos auditivos e implante coclear.

Para ter certeza do motivo da falha, siga as orientações do profissional que te atendeu, volte no dia agendado, amamente a criança em posição mais levantada, não deitada, pois muitas vezes o leite pode "ir no caminho da orelha" e falhar no teste da orelhinha.

Os primeiros sorrisos de um bebê são apenas sua maneira instintiva de demonstrar que está feliz. Esses sorrisos são lindos, mas muitos pais pela primeira vez anseiam pelos sorrisos sociais. Sorrisos sociais são quando o bebê sorri porque quer se comunicar com você e quer que você sorria de volta para ele.

No primeiro mês, o bebê é capaz de enxergar cerca de 30 cm de distância de si mesmo. Apesar da visão ainda não estar tão desenvolvida, o recém-nascido já começa a reconhecer os rostos dos pais. A audição do bebê começa a se desenvolver ainda no útero, portanto, após o nascimento, já é um sentido mais ativo.

A visão do bebê se desenvolve gradualmente, ao contrário da audição, que já está totalmente madura ao final do primeiro mês. À medida que o bebê for crescendo, você pode utilizar alguns testes simples para saber se o bebê enxerga bem. Após o nascimento, a visão permanece borrada, mas a criança responde aos movimentos.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Desde a barriga, o bebê pode reconhecer a voz do pai. Durante a gestação, os sons são amplificados para o bebê e, assim que nasce, ele já tem uma base para distinguir a voz do pai.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.