Quando o psicólogo pode desiste do paciente?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Veja alguns motivos: O paciente não acredita na ideia de terapia. O Psicólogo rompe com pacientes que não acreditam que a terapia vai ajudar. Há pacientes que vão toda semana, mas dizem de várias maneiras que a terapia não é eficaz, que o Psicólogo não consegue entendê-los ou discordam de tudo que ele faz.

Se você deseja encerrar a terapia, é apropriado avisar seu Psicólogo. Trazer o assunto pessoalmente funciona melhor porque os Psicólogos gostam de processar por que você acha que é um bom momento para parar. Mas se você quiser enviar um e-mail para eles em vez de falar pessoalmente, isso também funcionará.

A interrupção do tratamento é um fato com conseqüências diversas, tanto para o paciente como para o terapeuta e a instituição de atendimento. O abandono psicoterápico traz para todas as partes envolvidas sentimentos de fracasso, ineficácia e um custo econômico importante.

Além disso, os Psicólogos não devem lançar um julgamento ou crítica sobre você ou outras pessoas, dar conselhos não solicitados ou falar em termos técnicos difíceis de seguir. Eles também devem cultivar um espaço onde você se sinta capacitado para estar aberto.

Não existe uma técnica ou livro que aborde o “chorar terapêutico”, nem é algo que possa ser forçado. Irá acontecer. Aproximadamente 72% dos psicoterapeutas admite ter chorado em alguma sessão (Blume-Marcovici, Stolberg, & Khademi, 2013). É perfeitamente normal e mais comum do que imaginamos.

No caso das anotações realizadas durante a sessão, elas servem para: Ajudar os Psicólogos a solidificar as memórias de detalhes importantes; Lembrar de temas aos quais deseja retornar posteriormente, de modo a não interromper o paciente no momento da sessão e; Como está o progresso da terapia.

Durante uma jornada de trabalho de seis (6) horas, a(o) psicóloga(o) deverá realizar um máximo de oito (8) atendimentos, reservando-se tempo para construção de projeto terapêutico, discussão de caso e reuniões de equipe, seguindo o princípio da Integralidade.

Os motivos para um vínculo terapêutico fraco podem ser diversos, desde a falta de identificação com a técnica do terapeuta, até o desconforto com questões mais simples como, linguagem do profissional, forma de tratamento e até mesmo vestimenta.

Cobrar a sessão faz o cliente priorizar a terapia com psicólogo. Cobrar a sessão, mesmo se ele não aparecer, serve para deixar o cliente mais motivado a priorizar a terapia na próxima vez.

Porém, ainda fica a dúvida: quando o psicólogo deve dar alta? Não existe um período pré-determinado para o paciente receber alta, pois isso varia de pessoa para pessoa. Cada paciente é único e, dessa forma, é praticamente impossível determinar quanto tempo o tratamento vai demorar.

Como lidar com os pacientes insatisfeitos?

  1. Escute o paciente. Negar o problema é um erro capaz de irritar a pessoa ainda mais. ...
  2. Seja empático. Quanto mais você conseguir se colocar no lugar do outro, mais fácil será a resolução do conflito. ...
  3. Proponha soluções. ...
  4. Cumpra com a sua palavra.

Coisas para não fazer na terapia

  1. 1 Usar celular durante a terapia.
  2. 2 Dar alta sozinho.
  3. 3 Rebater o psicólogo.
  4. 4 Mentir na terapia.
  5. 5 Não fazer a “lição de casa”

Psicólogo nenhum pode fazer prescrição medicamentosa. Essa função é do médico psiquiatra. O psicólogo pode indicar uma avaliação psiquiátrica, caso ele veja necessidade. Nenhum psicólogo pode prescrever alguma medicação.

Pode falar palavrão, pode usar gíria, pode usar linguagem coloquial, linguagem formal, pode falar por meio de desenhos, rabiscos, músicas, vídeos e pinturas.

É possível sim. Tanto é que você faz. Existe A possibilidade de fazer com terapeutas diferentes ou várias vezes na semana com o mesmo.

Há coisas que palavras não podem expressar, e o sentimento de abraçar e ser abraçado é uma delas. Então sim, você pode abraçar o seu Psicólogo se tanto você quanto ele estiverem confortáveis para isso. No entanto, é bom saber que o vínculo de vocês provavelmente não vai evoluir para uma amizade.

Sim, pode ser difícil falar sobre algumas questões, porém, somente assim ele irá compreender o que aconteceu com você e como ele conseguirá te ajudar. Não é obrigatório se expor de forma completa logo no primeiro momento, pois o tempo de cada um é respeitado.