Quando o PSA é preocupante?

Perguntado por: umata5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.

Em geral, um PSA maior que 4 ng/ml é considerado alto, e o seu médico urologista deverá solicitar a repetição do exame e a realização de exames complementares conforme sua idade e quadro clínico.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Os sintomas de câncer de próstata avançado podem ser exuberantes, resultantes de ação local (invasão da bexiga, reto e ossos da bacia gerando dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco, sangue na urina e dor pélvica).

Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

Carnes processadas, como presunto, linguiça e salsicha, são alimentos que irritam a próstata ainda mais e, por isso, devem ser evitadas.
...
Entre os principais, estão:

  • carnes com muita gordura;
  • manteiga;
  • laticínios;
  • alimentos ultraprocessados;
  • amêndoas;
  • nozes;
  • castanhas e.
  • ostras cruas.

Assim, quando a relação entre o PSA livre e o total é superior a 25% o paciente normalmente está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urnária e é tratado com a toma de antibióticos.

Cinco sinais de que há algum problema na próstata

  1. Desejo frequente de urinar;
  2. Sangue na urina ou no sêmen;
  3. Dor ou queimação ao urinar ou ejacular;
  4. Dor ou rigidez frequente na parte inferior das costas, nos quadris, na área pélvica ou retal ou na parte superior das coxas;
  5. Jato urinário fraco ou gotejamento de urina.

"Alta dosagem de PSA pode representar outras doenças como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata)", alerta o médico.

Sinais e sintomas
Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria). Sangue na urina ou no sêmen. Disfunção erétil. Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.

Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.

O uso de hormônios masculinos, como a testosterona ou outros medicamentos que aumentam o nível da testosterona, pode provocar um aumento no nível do PSA.

O peso normal é de cerca de 20g. Apesar desse valor servir como referência em pacientes jovens, em pacientes maiores de 40 anos é muito raro encontrarmos pacientes com próstata menor que 30 g. Isso se deve a aumento prostático benigno na grande maioria das vezes.

A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Por conta disso, é fundamental que os homens estejam em dia com sua saúde, consultem o médico e realizem exames periódicos de acordo com a orientação médica.

Sim, ele é totalmente curável, desde que diagnosticado precocemente. “Aí está a importância do Novembro Azul: alertar todos os homens com mais de 40 anos sobre a importância de se consultar regularmente com seu urologista e examinar a próstata”, destaca o Dr. Mario Delgado.