Quando o PSA é considerado câncer?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

2. O que é um nível de PSA normal para a idade?

  • Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml.
  • Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml.
  • Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml.
  • Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

De fato, o PSA alterado é um indicativo do câncer de próstata. Ainda de acordo com o Oncoguia, quando os valores dessa substância estão entre 4 ng/ml e 10 ng/ml as chances de ser diagnosticado com a doença é de 25%. Já acima de 10 ng/ml, o risco sobe para 50%.

Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

Entre os principais sintomas, é possível citar:

  • Dor ao urinar;
  • Fluxo urinário fraco;
  • Retenção de urina;
  • Necessidade frequente de urinar;
  • Necessidade de fazer mais força para urinar;
  • Micção excessiva no período da noite.

Classicamente, um valor de PSA acima de 4,0 (a unidade de doseamento é ng/ml, ou seja, nanograma por mililitro) era considerado suspeito. Um valor inferior a 4 não mereceria biópsia, um valor superior a 10 era francamente suspeito e considerava-se que um valor entre 4 e 10 se situava na chamada “zona cinzenta”.

A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.

O uso de hormônios masculinos, como a testosterona ou outros medicamentos que aumentam o nível da testosterona, pode provocar um aumento no nível do PSA.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata.
A decisão de realizar uma biópsia da próstata deve estar baseada não só no PSA e nos resultados do exame físico, mas deve também levar em conta outros fatores, incluindo a idade do paciente, histórico familiar, etnia, outros exames de PSA e doenças concomitantes.

A densidade de PSA é a relação obtida pela divisão do valor do PSA pela massa prostática aferida por ultrassom transretal. Quando esse índice é superior a 0,11 (11%), há maior risco de câncer de próstata.

Quando a relação PSA total/livre está abaixo de 20%, existe uma chance de aproximadamente 25%de encontrarmos câncer de próstata após uma biópsia. Respondendo sua pergunta... relação acima de 28% não é um parâmetro isolado que leva a indicação de uma biópsia de próstata.

Assim, quando a relação entre o PSA livre e o total é superior a 25% o paciente normalmente está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urnária e é tratado com a toma de antibióticos.

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

Chá verde: a maioria dos chás possui altos níveis de antioxidantes, esse componente pode prevenir e retardar o dano celular tecidual. Dito isso, com base em algumas pesquisas, o chá verde pode retardar o crescimento das células benignas na próstata.