Quando o potássio é preocupante?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Abaixo de 3,5 mmol/L o diagnóstico é positivo para Hipocalemia. No entanto, quando o nível de potássio está muito baixo, inferior a 2,5 mmol/L, a pessoa requer atendimento médico urgente, pois sua vida pode estar em risco.

Este excesso de potássio chamamos de Hipercalemia. A Hipercalemia, quando não tratada corretamente, pode causar fraqueza muscular e alterar o ritmo cardíaco.

Caso o excesso de potássio seja alto, os sintomas variam entre: Arritmia cardíaca. Vômitos. Dormência.

No caso de hipercalemia leve, a redução do consumo de potássio ou a interrupção de medicamentos que impedem os rins de excretarem potássio pode ser suficiente. Se os rins estiverem funcionando, é possível que um diurético que aumenta a excreção de potássio seja administrado.

- Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio; - Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.

Causas da hipercalemia
Distúrbios renais que impedem que os rins excretem potássio suficiente. Medicamentos que impedem que os rins excretem quantidades normais de potássio (causa comum de hipercalemia leve) Uma dieta rica em potássio. Tratamentos que contenham potássio.

O potássio é um eletrólito essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Quando os níveis de potássio estão abaixo do recomendado para o equilíbrio do organismo, o paciente é diagnosticado com a hipocalemia. O ideal é que o corpo humano apresente entre 3,6 a 5,2 mmol/L de potássio circulando no sangue.

A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.

Consumir menos alimentos com moderada concentração de potássio como: Abóbora, agrião, alface, couve, milho, pepino, espinafre, repolho, berinjela, abacaxi, abacate, figo, goiaba, melão, leite, carnes, cenoura, presunto, aveia, iogurte natural, ovo, morango, maçã.

MEDICAMENTOS QUE CAUSAM HIPERCALEMIA (aumento do potássio no sangue) Inibidores da ECA (Enzima Conversora da Angiotensina); anti-inflamatórios não esteroides; ciclosporina; digitálicos (em superdosagem); diuréticos poupadores de potássio; heparina; penicilinas e outros medicamentos contendo potássio; succinilcolina.

A hipocalemia diminui a excitabilidade neuromuscular. Os sintomas podem ir desde apatia, fraqueza, parestesias, até tetania. Uma depleção grave causa fraqueza no músculo esquelético e, eventualmente, paralisia flácida.

Por que hipercalemia causa arritmia? A concentração normal de potássio é fundamental para a estabilidade eletrolítica e o funcionamento normal do coração. Quando os níveis séricos dessa substância ficam elevados, podem causar instabilidade na membrana das células do miocárdio, impactando o ritmo cardíaco.

O potássio é necessário para o bom funcionamento de todas as células e auxilia diretamente na contração muscular. Sua falta pode causar cãibras e dores musculares. Além disso, ele é responsável também pela síntese de proteínas, contribuindo para acelerar o crescimento muscular.

Maysa Seabra Cendoroglo, médica geriatra do Einstein, uma pessoa saudável apresenta nível estável de sódio no plasma sanguíneo entre 135 a 145 mEq/L (miliequivalentes por litro). Abaixo desse limite, configura-se quadro de hiponatremia - detectável por meio de exame de sangue.

Manejo da hipercalemia
A prática comum é infundir 1 grama de gluconato de cálcio, se estiver com acesso periférico, porém se o paciente estiver em parada cardiorrespiratória ou com acesso central, faça cloreto de cálcio. As duas apresentações do cálcio têm um tempo similar de início de ação.

Abacaxi, maçã, melancia e pêssego são frutas com pouco potássio.