Quando o porquinho-da-índia morde?

Perguntado por: djesus9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A interação com o porquinho-da-Índia doméstico deve ser diária para que ele permaneça dócil e sociável. Importante: somente adultos ou crianças maiores, que não apertem o bichinho e respeitem o seu comportamento, devem manuseá-lo. Isso porque, caso se sinta assustado ou acuado, o porquinho-da-Índia pode morder.

Se suspeitar de algum desconforto, leve o roedor ao veterinário. Se o porquinho-da-índia mordê-lo enquanto você o segura, pode ser vontade de urinar. Nesse caso, coloque-o de volta na gaiola e observe o que ele fará para tirar a dúvida.

Como identificar um porquinho-da-índia estressado? Para reconhecer se o animal está sob estresse, é preciso ficar atento ao seu comportamento. Se notar o porquinho-da-índia bravo, tentando morder e brigar com pessoas ou outros animais, é provável que ele esteja estressado.

Salmonella

“Este surto é um lembrete de que os roedores domésticos, como os porquinhos-da-Índia, independentemente de terem sido comprados ou adotados, podem estar contaminados com a bactéria Salmonella, mesmo que estejam aparentemente saudáveis e limpos”, alertaram os CDC no site.

Mas como saber se o porquinho-da-índia está feliz?

  1. Dá mini saltos e corridas.
  2. Quer interagir com você
  3. Lambe ou mordisca sua mão suavemente.
  4. Gosta da companhia de outros membros da sua espécie.
  5. Mantém-se ativo e em boa forma.
  6. Descansa sem dificuldade.
  7. Emite sons de felicidade.

Importante: somente adultos ou crianças maiores, que não apertem o bichinho e respeitem o seu comportamento, devem manuseá-lo. Isso porque, caso se sinta assustado ou acuado, o porquinho-da-Índia pode morder.

Você pode dar banho no porquinho-da-índia, desde que tenha muito cuidado. Além disso, esse procedimento só deve ser feito quando o bichinho estiver muito sujo, a ponto da higienização com a solução fisiológica não ser suficiente.

Propiciando um ambiente feliz ao porquinho-da-índia
Por isso, é função do tutor fornecer um ambiente seguro e calmo para o porquinho-da-índia. Para isso, ofereça ao seu pet uma boa alimentação, com ração, legumes e também água. Assim, o porquinho-da-índia ficará bem nutrido e hidratado.

Fale em voz baixa com o seu animal enquanto chega perto da gaiola ou coloca água e comida dentro. Nesta etapa, não tente tocar ou mexer no porquinho. Uma vez que ele estiver acostumado à sua presença ao lado e ao redor da gaiola, fale em voz baixa e ofereça um petisco.

Só o cheiro e o contato visual já são suficientes para deixar porquinho-da-índia estressado. Para quem tem diferentes tipos de animais de estimação em casa, uma dica é mantê-los em cômodos separados, evitando o contato visual constante entre eles.

Como são animais sensíveis, é importante apenas segurar ou fazer carinho quando se sentirem confortáveis. Vem até você. Quando você se aproxima do seu porquinho ele reconhece seu cheiro e vem para perto, isso demonstra que ele gosta da sua companhia. Demonstra carinho apenas por você.

No geral, os sons mais confundidos com choros são os gritos que esses roedores fazem. Por isso, lembre-se: um porquinho-da-índia chorando não vai emitir um som muito alto ou contínuo. Será um barulho repetitivo e mais baixo, enquanto o guinchar desses peludos é alto e direto.

O especialista revela que os porquinhos-da-Índia dormem no escuro. "Quanto mais escuro e silencioso, mais confortável e seguro o animal vai se sentir e mais calmo mais ficar. Dessa forma, o sono vai ficar mais profundo e de ótima qualidade", diz.

A maioria das desses animais não gosta de ser pega, principalmente se não estão habituados e, por isso, se assustam e saltam. Você deve pegar no porquinho de forma a que a região traseira dele esteja apoiada na sua mão. Assim, o ideal é segurá-lo colocando a zona pélvica dele apoiada na sua mão.

Qualquer comportamento explosivo pode assustar esses animais e estressá-los. Por isso, a regra número um com porquinhos da índia é gentileza. Nada de barulhos muito altos ou gestos muito bruscos. Isso serve também na hora do manuseio.

Alterações gastrointestinais parasitárias por dieta inadequada, modificações dentárias, sarna, anorexia e problemas respiratórios são os casos mais comuns em porquinhos-da-índia. O principal ponto é ter cuidado com a dieta. As pessoas tendem a dar uma alimentação errada para esses animais.

Quando os bichinhos estão satisfeitos e felizes, costumam dar uma variedade de guinchos, gargalhadas e grunhidos silenciosos. Junto com esses guinchos e gargalhadas frequentes, há uma variedade de outros ruídos bastante distintos que você pode ouvir de sua porquinho.

no queixo – uma coçadinha no queixo, de maneira delicada com as pontas dos dedos, costuma fazer sucesso entre os porquinhos-da-índia; no pescoço e nas orelhas – muitos porquinhos-da-índia gostam tanto de carinho nessas partes do corpo que chegam a deitar a cabeça sobre a mão do tutor.