Quando o pino do implante inflama?

Perguntado por: arebelo5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

A peri-implantite é uma variedade de doença gengival que causa perda do osso que suporta o implante. Ela se desenvolve devido à inflamação crônica no local do implante. De acordo com uma revisão de 2017, a peri-implantite pode levar cerca de 5 anos para progredir e causar sintomas.

Essas bactérias acumuladas sobre os implantes provocam inflamação nos tecidos ao seu redor, levando a destruição do osso onde o implante está aderido. Ou seja, prejudicando a osseointegração. É uma doença que se inicia sorrateira e silenciosa, pois não dói, e que pode levar a perda do implante.

Conhecida como perio-implantite, inflamação ao redor do implante (osso e gengiva) pode estar atrelada a uma higiene ruim. Quando há placa bacteriana ou detritos ao redor do implante, é causado ali uma infecção. O tecido gengival e ósseo inflama e a partir daí envia células do sangue para combater a infecção.

Muitos pacientes precisam lidar com um implante dentário inflamado. O problema tem diversas causas, incluindo a falta de cuidados básicos pelo próprio paciente após a cirurgia. O tratamento dependerá da gravidade do problema e de onde a inflamação está localizada.

Pois bem, entre os sintomas mais comuns podemos citar dor intensa, mobilidade na prótese (o que pode sinalizar algum problema), presença de pus ou outras secreções e, para fechar, formigamento ou dormência nos lábios.

Implante dentário pos operatorio dor
Dor moderada é normal, porém para evitar isso o paciente sai do consultório com analgésicos receitados. Em caso de dores persistentes e latejantes, o dentista deve ser consultado.

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

  1. Dor intensa após a cirurgia.
  2. Mobilidade no implante.
  3. Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  4. Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

O tratamento de uma infecção depende da sua gravidade e da localização. Por exemplo, uma infecção bacteriana na gengiva pode exigir antibióticos ou um enxerto de tecido mole. Já uma infecção bacteriana no osso pode exigir a remoção do tecido ósseo infectado e possivelmente do implante.

ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor.

A resposta simples é sim. Vamos pensar, se você perdeu o seu dente, seja por qualquer motivo, por que com o implante seria diferente? Apesar de muitos pensarem que perdemos um implante dentário por rejeição, isso não ocorre, já que o implante é feito de titânio, um material biocompatível com o nosso organismo.

A reabertura de implante é um procedimento cirúrgico, sendo uma etapa programada da reabilitação oral com implantes dentários. A cirurgia de reabertura ocorre após o período de cicatrização do implante no osso (osseointegração), e portanto esse tempo é variável.

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

A dor é uma das principais preocupações do cirurgião dentista e do paciente. Ela é bastante comum e as dores mais fortes são esperadas nas primeiras horas após o procedimento. Uma das maneiras de controlar a dor é utilizar analgésicos associados aos anti-inflamatórios.

Quanto tempo para cicatrizar e colocar o “pino” do implante? Geralmente 5 meses. Cada um tem um organismo e um tempo de recuperação, porém em média costuma levar até 150 dias para que o enxerto possa estar pronto para receber o implante.

De acordo com os termos da legislação brasileira, a empresa fabricante é obrigada a provar que o implante aguenta mecanicamente 5 milhões de ciclos mastigatórios, valor equivalente, em média, a 15 anos de utilização de força.

Se você vai passar por um procedimento de prótese ou artroplastia de quadril deve observar atentamente as medidas de prevenção de infecção. E se você já possui uma prótese, fique atento aos principais sintomas de rejeição de prótese de quadril: dor intensa, febre, vermelhidão, calor e saída de secreção.

Se o implante for perdido por falta de osseointegração, o indicado é refazer o implante após alguns meses ou colocação de um implante de calibre maior. Na maioria dos casos existe solução, porém é preciso esperar a reação natural do organismo para que o osso se regenere plenamente, tornando possível o reimplante.

Sendo assim, a rejeição do implante não acontece, mas existe a possibilidade da sua perda. Isso se dá quando não ocorre a osseointegração. Nessa etapa do tratamento, o tecido ósseo precisa envolver o implante para que ele fique fixo como uma raiz natural.