Quando o piercing tá coçando?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!

Um dos clássicos sinais de que o piercing está cicatrizando quando a pele ao redor da perfuração está inteiramente sem marcas ou texturas. Esse sinal demonstra que a perfuração foi bem sucedida e que a pele se recuperou em sua totalidade.

A inflamação é causada como uma reação do corpo à perfuração, e pode apresentar vermelhidão, dor e inchaço nas primeiras semanas.

“Regiões de cartilagem podem levar meses para cicatrizar, o umbigo toma cerca de duas semanas e a língua apenas uma.” A região da boca pode ser considerada um dos piores lugares para a perfuração.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

Vermelhidão, inchaço, desconforto e coceira leve são sintomas comuns no início da cicatrização do seu piercing – dura algumas boas semanas. Mas esses sintomas estão se prolongando de mais ou apareceram depois de um período considerável de tempo? Pode ser que isso não seja normal.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

“Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas. Nesse momento é comum sentir dor, calor, vermelhidão no local, inchaço.

Não mexer ou girar sua joia!
A única coisa que você consegue ao girar ou mexer no seu piercing recém feito é sabotar sua própria cicatrização, prolongando os efeitos do processo inflamatório natural da cicatrização (dor, vermelhidão e inchaço).

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local.

Remova o piercing para higienização da joia e do local. Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano. Utilize um cotonete seco para retirar a umidade.

Jóias de Titânio:
Ele é o mais indicado para qualquer tipo de perfuração, não causando incomodo, irritação ou inflamação por conta do material. Umas qualidade diferente do piercing de titânio, é sua capacidade de ser anodizado.

É importante manter a área higienizada e evitar tocar ou mexer no piercing para reduzir o risco de infecção, principalmente durante os primeiros dias após a perfuração. É preciso de muito cuidado, afinal, se a área ao redor do piercing ficar muito inflamada e dolorida, é possível que seja necessária a remoção.

Se o seu piercing não cicatriza e continua dolorido mesmo após muito tempo da perfuração, pode estar acontecendo uma infecção. Nesse caso, procure imediatamente o profissional responsável pelo procedimento. Ele poderá indicar algum cuidado especial para o seu piercing ou o encaminhará imediatamente para um médico.