Quando o peixe fica muito parado?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Se o peixe ficar parado no fundo por muito tempo, com suas brânquias sem movimentação, estes podem ser sinais de óbito. Toque no corpo ou agite a água de leve para, pelo menos, provocar uma reação. Ele irá se mover, ainda que sutilmente, mesmo se estiver doente.

A análise necroscópica de um peixe morto em decorrência da falta de oxigênio, pode revelar a existência de hemorragias nas brânquias e no abdômen, dependendo do tempo de estresse sofrido pelo animal e da resistência que a espécie apresentar.

A forma mais eficaz de saber se os níveis de oxigênio estão ideais no aquário é a observação dos peixes, quando eles ficam mais tempo na superfície (geralmente com a boca bem aberta) e não é característica da espécie, é um forte indício de que falta oxigenação, porque na superfície os níveis de oxigenação são maiores, ...

Para reconhecer se peixe dorme, é necessário prestar atenção a certos comportamentos, como por exemplo: Inatividade prolongada. Quando um peixe permanece um longo tempo imóvel, no fundo de um recife, por exemplo, é porque está dormindo.

Também existe a opção de bombas de ar que funcionam à bateria e podem fornecer boa oxigenação ao seu aquário por uma determinada quantidade de horas. Durante uma longa queda de energia é importante lembrar que seus peixes podem sobreviver alguns dias sem comida.

Além de dificultar a manutenção dos parâmetros da água — quanto menor é o aquário, mais rápido ele fica sujo —, um recipiente muito diminuto deixa peixe betta estressado. Para que isso não aconteça, a recomendação é manter seu peixinho em um recipiente de pelo menos 20 litros.

Ainda sobre a capacidade de sentir dor, o autor observa que peixes têm o receptor sensorial conhecido como nociceptor, que detecta estímulos danosos e envia sinais de percepção de dor.

Se um peixe-zebra é deixado em um aquário e, após cinco minutos, estiver parado na metade inferior do recipiente, por exemplo, é sinal de que ele está deprimido. Se está nadando pela parte de cima do aquário significa que está "explorando novas experiências" e, logo, está feliz.

Cuidados com um peixe doente
No entanto, um dos primeiros cuidados com o peixe doente é promover a higienização do aquário. É importante que o aquarista realize a troca da água com todos os cuidados necessários, sempre atento ao pH da água e evitando o uso de água tratada, caso o animal seja de água doce.

Além do momento da higienização do aquário, outro ponto de atenção é o oxigênio e amoníaco. O primeiro garante a vida dos peixes, já o segundo em grandes quantidades causa a morte. O envenenamento por amoníaco e afogamento por falta de oxigênio estão entre os principais motivos de morte prematura.

Como Salvar a Vida de um Peixe Beta

  1. Preparando-se para possíveis doenças.
  2. Tratando condições específicas.
  3. Modificando as condições do aquário.
  4. Desinfetando o aquário.
  5. Mudando os hábitos de alimentação dos peixes.
  6. Tratando os peixes com medicamentos.

Procure por sinais de dificuldade enquanto envolve o corpo do peixe na rede. Caso o peixe esteja dormindo, ele vai acordar e tentar fugir da rede; caso não esteja, ele pode estar morto ou muito doente. Veja se ele está respirando. Na maioria das espécies, você tem que prestar atenção nas brânquias.

Na criação de peixes, a oxigenação da água é realizada por sistemas artificiais, como aeradores com pás, aeradores com injetores, aeradores de ar difuso ou aeradores tipo chafariz.

A redução de oxigênio na água é um dos efeitos da presença de grande quantidade de plantas aquáticas no local. Além disso, a concentração de peixes no mesmo momento no mesmo ponto pode ter contribuído para a diminuição do teor.