Quando o pé da barriga fica dura o que pode ser?

Perguntado por: esubtil2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Barriga inchada e dura é sintoma de intolerância alimentar, gases ou consumo de álcool.

4 A barriga inchada se torna sintoma de gravidez quando a parte inferior do abdômen começa a apresentar mudanças e a mulher começa a sentir desconfortos nos movimentos. 5Só se deve relacionar o inchaço da barriga com gravidez quando constatado o atraso menstrual e confirmado com um teste de gravidez.

6A barrigacomeça a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação.

Como eu sei que estou grávida? Conheça os principais exames

  1. Beta HCG. Trata-se de um exame de sangue capaz de detectar a gravidez logo no início, com cerca de 5 dias de atraso menstrual. ...
  2. Teste de farmácia (urina) ...
  3. Ultrassonografia do útero (ultrassom obstétrico)

Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio. Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez.

A barriga estufada e dura indica um possível acúmulo de gases. Esses gases podem ser tanto provenientes da digestão quanto de maus hábitos alimentares.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

O diagnóstico da presença de gravidez, baseado em sinais e sintomas clínicos sugestivos, além do atraso menstrual, deve ser confirmado sempre por um teste de gravidez feito na urina ou através do sangue (Beta HCG) que detecta a gestação mais precocemente já nos primeiros dias do atraso menstrual.

Cólica abdominal e inchaço – Aumento das mamas – Náuseas, enjoos e vômitos – Vontade frequente de urinar.

Isto acontece porque a progesterona ativa a produção de outra hormona, a aldosterona, que influencia o sistema renal e provoca a retenção de líquidos. Para ajudar a barriga a desinchar o especialista recomenda que corte no consumo de sódio – a melhor forma de reduzir a retenção de líquidos – e que beba muita água.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado.

1. Primeiro trimestre. A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte.

Urina escura e muito concentrada pode ser sinal de desidratação. Durante a Gravidez as mulheres bebem mais água do que o normal. Os enjoos matinais no início da gravidez podem causar desidratação e, neste caso, pela urina a mulher consegue perceber.

Sintomas de gravidez em homens
Quando o homem se envolve profundamente com a gestação, ele pode desenvolver a Síndrome de Couvade, também conhecida como gravidez psicológica. Nesse caso, o futuro pai pode ter sintomas semelhantes aos da gestação, como náuseas, tonturas, irritabilidade e sensibilidade emocional.

A TPM é conhecida pela intensa variação de humor provocada pelo turbilhão de hormônios característico desse período. Ansiedade, irritação e crises de choro são frequentes, mas passam depois de alguns dias. Por outro lado, na gravidez, as variações de humor podem persistir do início até o nascimento do bebê.