Quando o oxímetro indica 82% de saturação o paciente apresenta o quê?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Valores abaixo de 90% podem indicar a presença de alguma doença capaz de reduzir a eficiência das trocas gasosas entre o pulmão e o sangue, como asma, pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca, dentre outras. Pessoas com baixa saturação sanguínea podem precisar de oxigênio suplementar (medicinal).

Vale lembrar que um índice de saturação esperado para a normalidade é, em média, acima de 95%. As exceções são pessoas com deficiências respiratórias crônicas como DPOC. Para elas, a saturação considerada normal tende a variar em torno de 90%.

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Quando o valor de saturação diminuiu muito rapidamente ou quando se encontra abaixo de 85-90% pode indicar a presença de algum problema de saúde grave, como pneumonia, insuficiência cardíaca ou anemia, que precisa ser identificado no hospital e tratado o mais rápido possível.

Em uma pessoa adulta, e com parâmetros normais, a frequência varia de 60 a 100 bpm, ou batimentos por minuto. “Há sempre uma variação quando fazemos atividade física, por exemplo, que tende a ficar um pouco mais alta, ou quando estamos dormindo, e tende a ficar mais baixa que o normal”, alerta a enfermeira.

A saturação por bases desejada (V2) pode variar de 50% a 70%, sendo em geral: 50% para cereais e tubérculos; 60% para leguminosas e cana-de-açúcar, utilizado no Cerrado; 70% para hortaliças, café e frutas.

Ligue o aparelho e posicione-o na ponta do dedo indicador ou dedo médio de qualquer das mãos, por cerca de 1 minuto. O aparelho funciona melhor quando não há esmalte nas unhas e com a mão em temperatura corporal normal. O nível ideal de saturação, em geral, é entre 95% e 100%.

Abaixo disso, o quadro passa a ser considerado mais grave, demandando cuidados intensivos, como o uso de oxigênio suplementar em leito hospitalar. Caso o índice esteja abaixo de 80%, a pessoa precisa ser internada com urgência, a fim de receber cuidados médicos em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).

Hiperóxia é o oposto de Hipóxia; Hiperóxia se refere a um estado de excessivo suprimento de oxigênio, enquanto Hipóxia se refere a um estado deficitário de oxigênio. No meio-ambiente, se refere ao excesso de oxigênio em um corpo de água ou outro habitat.

A hipóxia é geralmente uma consequência da hipoxemia. As condições clínicas que podem levar a uma falha no fornecimento de oxigénio às células incluem doenças respiratórias, cardíacas ou sanguíneas.

O tratamento da hipoxemia é a suplementação de oxigênio e a reversão do quadro que a originou. A suplementação de oxigênio é particularmente importante nas emergências médicas, uma vez que a falta de oxigenação no sangue pode ser fatal.

Caracterizada pelos episódios de obstrução das vias aéreas, ela pode reduzir ou impedir completamente o fluxo respiratório do paciente enquanto ele dorme. A dessaturação está ligada à baixa ventilação ou ausência de ventilação pulmonar adequada durante os eventos da apneia.

Saturação define o quão intensa uma cor é, numa escala de 0% a 100%. Saturação de 0% retira toda a intensidade da cor e 100% confere intensidade máxima. Valor trata do brilho da cor, também numa escala de 0% a 100%. Ele controla o quanto de branco existe na cor.