Quando o oxímetro indica 82% de saturação?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito. Já nos casos crônicos, o corpo tende a se acostumar com a condição e raramente ocorre taquicardia.

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Em idosos, uma saturação de 90 a 92% é aceitável.

A saturação baixa em idosos é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente ou não absorve este gás de maneira adequada. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas médicos, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC), apneia do sono, dentre outros.

Os pacientes que possuem baixa oxigenação pulmonar, e consequentemente baixa concentração de oxigênio no sangue, podem precisar de suplementação. Para isso é usada a oxigenoterapia. A função desta técnica é garantir que os níveis de oxigênio no sangue permaneçam seguros, de modo que o paciente se mantenha saudável.

Ligue o aparelho e posicione-o na ponta do dedo indicador ou dedo médio de qualquer das mãos, por cerca de 1 minuto. O aparelho funciona melhor quando não há esmalte nas unhas e com a mão em temperatura corporal normal. O nível ideal de saturação, em geral, é entre 95% e 100%.

Esta discrepância indica que uma frequência respiratória normal em pacientes com COVID-19 pode mascarar um estado de hipóxia (a chamada “hipóxia silenciosa”), com o artigo concluindo que a oximetria de pulso pré-hospitalar pode ser usada como “bandeira vermelha” para detectar tais situações.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

Selecione a guia “Cor” e clique no botão com o ícone “+”, o “Personalizar”. Mais ao fim do menu, ajuste o cursor deslizável de “Saturação”. Basta clicar nele e arrastá-lo à esquerda para diminuir a saturação, ou à direita para aumentá-la.

Ela pode ser causada por diversas condições, incluindo asma, pneumonia, anemia, problemas cardíacos, enfisema, bronquite, apneia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

d) Por que a falta de oxigênio leva à morte por asfixia? Resposta: Porque os citocromos ficam "carregados" de elétrons, levando ao bloqueio do fluxo de elétrons ao longo das cadeias respiratórias que param, cessando de produzir ATP.

Uma saturação de oxigênio em sangue inferior ao 90% implica uma hipoxia que pode ser originada, entre outras causas, por uma anemia. Um dos sintomas de uma baixa saturação de oxigênio no sangue é a cianose.

O nível de oxigênio mensurado por este aparelho recebe o nome de saturação de oxigênio (SaO2)² e o ideal é que sua taxa esteja: pessoas sadias o ideal é maior ou igual a 95%. Saturações de 90% são aceitas em pacientes com outras doenças, como DPOC e outras doenças pulmonares5.

Alimentos ricos em minerais que aumentam a hemoglobina incluem fígado bovino, ostras, caranguejo, órgãos de peru, salmão, chocolate, batata, castanha de caju e sementes de gergelim. O ferro ajuda a aumentar o oxigênio no sangue e vem em duas formas: heme e não-heme.

O nível de saturação ideal para uma pessoa em boas condições de saúde é acima de 94%.

Ligar para um ambulância é sempre a melhor medida nesses casos, para que os profissionais possam avaliar o quadro e dar um diagnóstico para o problema. Os cuidados com a sua saúde devem ser frequentes! Como podemos ver, a falta de ar é um sintoma que pode estar relacionado a inúmeras doenças e problemas de saúde.

Recomenda-se a utilização de cateter nasal de oxigênio com até 5L/min sem necessidade de umidificação e não se recomenda a utilização de máscaras de Venturi®. Se o paciente não atingir a SpO2 alvo, recomenda-se ajustar o fluxo de O2 entre 10 e 15 L/min com máscara reservatório não reinalante.

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.