Quando o ovo flutua na água?

Perguntado por: ogois . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

video_content

O experimento
O ovo na garrafa é um experimento muito simples e clássico para estudar a pressão atmosférica.

Como acontece a contaminação com a Salmonella? A Salmonella pode ser transferida aos ovos no momento da postura ou durante o processo de formação. Com isso, o consumo do alimento infectado pode causar a salmonelose.

O exame das fezes, vômito ou alimentos contaminados é o que vai confirmar o diagnóstico da infecção por salmonella.

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.

Levando em conta que ovo estragado faz mal e pode gerar uma intoxicação alimentar bem grave, é muito importante saber como identificar o aspecto de um ovo fresco. Depois de quebrá-lo, o ideal é que você perceba o cheiro (que não deve estar azedo) e também a consistência da gema e da clara.

10 dias

Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Quebre o ovo e veja se ele exala um odor forte.
Um ovo estragado possuirá um odor acre e podre quando aberto. O cheiro sulfuroso será percebido assim que o ovo for quebrado (e possivelmente antes) e ele deve ser jogado fora. Um ovo estragado tem um odor podre mesmo estando cozido.

Testemunho de Paula Teixeira, professora e investigadora na área de segurança alimentar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto. O teste do ovo é uma técnica que passou de geração em geração para, supostamente, ajudar a perceber se os ovos estão em condições de serem consumidos.

Isto pode quase ser um truque de magia: normalmente, os ovos afundam-se na água. Mas com um pequeno truque pode fazer um ovo flutuar.

Isso ocorre porque a água do vinagre consegue passar através dos minúsculos poros da membrana que envolve o ovo, por isso ele incha. Esse fenômeno é chamado de osmose.

O que ocorre A clara do ovo cozido, antes mole e translúcida, fica rígida e branca. A gema fica mais firme. Por quê O calor altera as moléculas de proteína que formam o ovo, passando do estado líquido para o sólido.

Observou-se que o tempo mínimo necessário para eliminar a contaminação com o procedimento de cozimento é de 5 minutos após a fervura da água e que o cozimento no forno microondas eliminou a contaminação bacteriana.

Dados da Secretaria da Saúde indicam que o consumo de ovos crus, mal cozidos e de alimentos a base de ovos são responsáveis por 64% dos surtos de diarréia aguda por contaminação de salmonela em São Paulo.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...

O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Os agentes responsáveis pela maioria das mortes são a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E. coli (37 mil mortes) – a Escherichia Coli, que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais – e o norovírus (35 mil mortes).

Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.

[brincadeira tradicional]
Um dos participantes deve ficar de fora, com uma bola na mão. Ele gira em torno da roda cantando: “Olha, o ovopodre” e todos na roda respondem: “Está fedendo”. O participante com a bola pergunta: “Onde eu coloco?” e o grupo responde: “Na lata do lixo”.