Quando o ovo está bom ele boia ou afunda?

Perguntado por: spaz2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Coloque o ovo, um por vez, dentro do copo e fique de olho nesses sinais: se o ovo afundar e ficar de lado no fundo do copo, é sinal de que está fresquíssimo! Se o ovo afundar e ficar “em pé” no fundo do copo, é sinal de que ele está próprio para consumo. Porém, se o ovo boiar, é sinal de que não está fresco.

Se ficar no meio-termo, inclinado, significa que o ovo não é tão novo assim. Se ele afundar, está fresco e pode ser consumido. Há ainda quem oriente a se guiar pelo peso: se o ovo estiver pesado, é fresco. Se estiver muito leve, melhor ligar o radar porque pode estar velho demais para ser consumido.

O material de maior densidade fica por baixo do que tem menor densidade. Agora, o sal dissolvido na água faz com que sua densidade aumente e, assim, o ovo fica com densidade menor que a da mistura de água com sal e, portanto, ele bóia.

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.

Em média, o prazo máximo de consumo deve ser de, no máximo, 30 dias após o dia em que os ovos foram embalados. Quando guardados dentro da geladeira, a data de validade aumenta. Eles podem permanecer em bom estado por pelo menos mais 30 dias além do prazo de validade.

Especialistas destacam que é raro que um galo coloque ovos, mas pode acontecer se o animal for hermafrodita. Ou seja, ter ao mesmo tempo um testículo e um ovário. "Nesse caso é uma mutação genética e existem duas situações: ele pode ser hermafrodita ou animais que têm tanto DNA feminino quanto masculino.

Afinal, quanto tempo dura o ovo na geladeira? Assim como todo alimento, os ovos têm um prazo de validade determinado. Em geral, esse período é de 60 dias após a data da postura, contanto que sejam mantidos sob refrigeração.

Ver se o ovo está estragado depois de cozido
Você pode ainda perceber se o ovo é antigo através da cozedura e da localização da gema. Se o seu ovo cozido for fresco, a gema ficará bem centradinha na clara. Caso o ovo seja antigo, a gema ficará na lateral da clara.

Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.

O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonella sp., que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

O ovo vencido faz mal se estiver estragado. Sabemos que a melhor forma de manter os ovos em bom estado, principalmente quando está calor, é na geladeira. A boa notícia é que se guardar ali, estes alimentos podem ser comidos depois de vencidos, aguentando inclusive umas duas semanas além da data indicada.

O ovo é um alimento especial, riquíssimo em nutrientes essenciais para a saúde, versátil e seguro. A maioria dos ovos não é contaminada por Salmonella spp.

Se alguma delas apresentar mofo ou bolor, certamente os ovos não serão de qualidade, pois pode ter ocorrido contaminação devido à microporosidade da casca.