Quando o ovo de codorna boia está estragado?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Quando o ovo flutua na água, isso indica que ele já está velho, e provavelmente estragado.

15 dias

Depois coloque os ovos de codorna descascados e guarde tampado na geladeira até o momento de servir. Essa conserva pode durar de 10 a 15 dias, e você pode consumir como aperitivo, saladas ou outras maneiras que preferir.

Identificar salmonella no ovo de galinha contaminado é quase impossível, mas dá para tomar precauções na hora de comprar, armazenar e preparar o alimento. Ao escolher, confira a data de fabricação e validade, a presença do selo SIF na embalagem e se há rachaduras.

"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.

Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.

5 minutos

Numa panela média, coloque os ovos, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela com água e gelo – a água gelada interrompe o cozimento e os ovos esfriam mais rápido.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Você pode notar isso pela cor da clara — se ela estiver rosada ou esverdeada, foge que é cilada! Se a gema ou clara estiverem com pontinhos pretos ou verdes, jogue o ovo no lixo.

Conheça mais sobre a intoxicação alimentar.
...
4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

A Salmonelose é uma das intoxicações mais comuns, sendo causada pela bactéria Salmonella, geralmente encontrada nos ovos, aves, carne e leite. Na maioria das vezes os sinais iniciam-se oito e 48 horas após a ingestão, sendo os principais indícios a diarreia, vómitos, dores abdominais e febre.

Comer ovos fora do prazo não é sinal, à partida, que estejam estragados, por isso podem ser usados para cozinhados. Só se estiverem estragados é que será problemático. A salmonela é uma das consequências. Segundo o portal, os efeitos como diarreia, vómitos e febre podem demorar entre 12 a 72 horas.

Normalmente, o ingrediente apresenta validade de até 60 dias, sob boa refrigeração.

Os ovos crus, se congelados, podem ocasionar sérios problemas na sua geladeira. A casca estoura, e consequentemente, a gema acaba vazando, deixando todo o refrigerador com cheiro forte e ruim. Para que isso não aconteça, observe o local onde você armazenou o alimento.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.