Quando o nome sujo bloqueia cartão de crédito?

Perguntado por: rguedes5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Por que o cartão de crédito pode ser bloqueado se o nome estiver sujo? Estar com o nome sujo passa a imagem para o mercado financeiro de que você não é um bom pagador, e por isso poderá não honrar mais com seus compromissos. Nesse sentido, o banco não tem o dever de continuar oferecendo uma linha de crédito.

Cartão bloqueado por vencimento
Quando o cartão passa do vencimento, ele deixa de servir para uso em compras, por isso fica bloqueado pela operadora do cartão. Se a instituição financeira não enviar um novo cartão antes da data de expiração, é necessário entrar em contato e solicitar um cartão atualizado.

Não. Caso você tenha vários cartões e fique negativado porque não pagou o valor da fatura de um deles, as demais empresas não podem impedir você de usar esse meio de pagamento.

A principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos empréstimos.

O consumidor poderá ser preso em caso de dívidas e por seu nome constar do SPC ou SERASA? Não. A prisão civil por dívidas, de acordo com a Constituição Federal, somente é possível nos casos que envolvem a falta de pagamento voluntária e inescusável de alimentos e de depositários infiéis.

Dívidas com os bancos e cartões de crédito, caduca após 5 anos, então seu nome fica na Serasa apenas por esse período.

Depois de cinco anos com o CPF com restrições de crédito por causa de alguma dívida, esses órgãos são obrigados a excluir aquela dívida do registro de proteção ao crédito. No entanto, apesar de ter caducado e você não poder mais ficar com o nome “sujo” por causa da dívida, ela não deixa de existir.

O Código de Defesa do Consumidor não estabelece um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a fazer a inclusão nos órgãos de restrição ao crédito. Desta forma, basta que uma dívida esteja vencida há um dia para que o banco, por exemplo, possa inserir o nome do consumidor na lista de devedores do SPC ou SERASA.

O SPC é um banco de dados do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), reunindo informações do comércio de todo o país. Já a Serasa é uma empresa privada que reúne dados sobre de pessoas físicas ou jurídicas e forma como elas pagam e compram no mercado.

É importante ressaltar que a pessoa que está em dívida deve ser avisada que suas informações serão enviadas ao SPC, Serasa ou Boa Vista. A partir dessa notificação, ela tem até 10 dias para quitar ou negociar o débito.

As instituições financeiras costumam efetuar o cancelamento do cartão de crédito após o cliente ficar 6 meses sem utilizá-lo. Algumas aguardam o prazo de 12 meses.

Não, também. Em alguns casos, o cliente tem uma dívida com um banco, mas abre uma segunda conta corrente para movimentar o seu dinheiro. Nesse caso, de forma alguma o banco credor poderá retirar o dinheiro de outro banco, pois essa é uma prática totalmente ilegal.

Ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), e siga as instruções para falar com um atendente. Se possível vá à sua agência bancária, facilitando a comunicação do problema. É hora de negociar.

Se a dívida já está prescrita (com mais de 5 anos) e mesmo assim continua nos cadastros do SPC e SERASA, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma liminar para a exclusão imediata dos cadastros, bem como exigir o pagamento de indenização por danos morais, pela manutenção indevida de cadastro ...

Qual banco digital não consulta SPC e Serasa? Os bancos digitais que emitem cartões de crédito consignado e pré-pago não realizam consultas nos órgãos de proteção ao crédito. Sendo eles o BMG, SuperDigital, PagBank, Bradesco, C6 Bank e Bitz.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.