Quando o nível de bilirrubina é preocupante?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas. A fototerapia é o tratamento mais utilizado para baixar os níveis de bilirrubina.

Ela está relacionada ao processo digestivo e grande parte é eliminada na urina e nas fezes. Mas, a quantidade de bilirrubina no sangue pode aumentar, sinalizando quadros como anemia hemolítica autoimune, hepatite, cálculos nas vias biliares, algumas neoplasias, além do uso de anti-inflamatórios e antibióticos.

O nível de bilirrubina total (BT) costuma subir em RN a termo até um pico de 6-8mg/dl aos 3 dias de vida (porém nunca aparece no 1°dia de vida) e cai, podendo essa elevação ser até 12mg/dl.

Níveis extremamente elevados de bilirrubina não conjugada, independentemente da causa, são perigosos. , convulsões. Quando bebês mais velhos ou crianças pequenas têm convulsões...

Bilirrubina tem cura e as formas de tratamento consistem em fototerapia, que controla a quantidade e transfusão sanguínea. Além disso, alguns medicamentos podem ser usados para controlar a imunidade.

Icterícia Causada pelo Leite Materno
Tem início tardio, podendo chegar a níveis de 20-30 mg/dL em torno dos 14 dias de vida, com redução gradual até as 12 semanas de vida. Se a ingestão de leite materno é suspensa, os níveis caem rapidamente em 48 horas e não retornam aos valores prévios quando este é reintroduzido.

A icterícia fisiológica comumente surge após 24 horas de vida do neonato. Entretanto, tem um padrão diferente em recém-nascidos a termo e pré-termo. A icterícia no RN a termo tem seu pico no 3º a 4º dia de vida, e o quadro é normalizado até o 7º dia de vida.

hematologista

Caso necessário, o médico deve encaminhar para um hematologista ou um gastroenterologista, dependendo do tipo de bilirrubina que se encontra aumentada.

A icterícia é a coloração amarelada decorrente da deposição de bilirrubina em tecidos ricos em elastina, devido à elevada concentração plasmática. A icterícia ocorre por alterações no metabolismo ou na excreção de bilirrubina, sendo classificadas em pré-hepática, hepática ou pós- hepática.

A dosagem de bilirrubina é importante na investigação de alguns tipos de anemia, assim como de doenças do fígado e da vesícula biliar. Ela também é importante em pessoas que ingerem bebidas alcóolicas em excesso e por isso têm maior risco de ter doença no fígado.

Então o ideal é que, dependendo do valor de bilirrubina, você coloque uma fototerapia padrão (irradiância entre 8 a 10). Você só utiliza fototerapias de alta intensidade com níveis séricos de BT altas, próximas do nível de exsanguineotransfusão.

Estilo de vida saudável: alimentação balanceada e exercícios regulares contribuem com o processamento adequado da bilirrubina. Evitar álcool: em excesso e de maneira recorrente, o álcool pode prejudicar o fígado e a metabolização da bilirrubina.

A icterícia causa a coloração amarela da pele e dos olhos do bebé, podendo também deixá-lo sonolento e dificultar um pouco mais a sua alimentação. As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

“A bilirrubina não se deposita só na pele e nos olhos, podendo aparecer no cérebro e causar neurotoxicidade. Então, pode ser danosa e causar até retardo mental no bebê, com alterações irreversíveis”, destaca Bezerra.

Quais são os resultados possíveis para o exame BTF – Bilirrubina Total e Frações?

ResultadosValor de referencia
Bilirrubina totalentre 0,2 mg/dL e 1,20 mg/dL
Bilirrubina diretaaté 1,0 mg/dL
Bilirrubina indiretaaté 0,5 mg/dL

Essa condição desaparece naturalmente após cerca de duas semanas, quando o fígado do bebê estiver mais maduro e a eliminação da bilirrubina for regularizada.

A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes. Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia).