Quando o narcisista sente ciúmes?

Perguntado por: echaves4 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Isso ocorre quando o narcisista sente ciúmes, ele precisa fazer o parceiro “pagar” pelo desconforto que sente. O uso da punição na forma passivo-agressiva é um bom indicativo de narcisismo.

Eles se sentem prejudicados em seu ego, então eles liberam sua raiva a fim de mostrar que são melhores do que a pessoa que os rejeitou de sua vida. Os narcisistas acreditam que fazer parte de sua vida é um privilégio pelo qual a outra pessoa deve ser grata.

A razão pela qual o narcisista sente saudade é porque você efetivamente não é mais fonte de suprimento para ele. Além disso, o narcisista não tem controle sobre o término, mas você tem. E ele odeia não estar no controle!

Os narcisistas costumam responder de modo negativo até mesmo às críticas construtivas, pois a autoestima deles é bastante frágil. Seu cônjuge pode ficar bastante nervoso ao ser criticado, muitas vezes evitando demonstrações de afeto e carinho depois de não receber exatamente o que queria.

Crie certa distância emocional.
Tudo que um narcisista faz é para inflar o próprio ego. Pessoas assim gostam de sentir amadas e idolatradas, mas nunca são capazes de retribuir esses sentimentos. Sendo assim, contenha suas emoções. Talvez a pessoa tenha déficits sérios em empatia.

Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.

A raiva narcisista pode ser explosiva ou se apresentar de forma passivo-agressiva. A primeira surge por meio de explosões muito intensas, mas voláteis. Podem atacar verbalmente ou até mesmo atingir paredes e móveis. Em certos casos, eles podem entrar em conflito e chegar à violência física.

“O vício, que interfere em sua vida pessoal, profissional e social, se relaciona com a necessidade de sentir euforia constantemente e aplacar o mal-estar, pois a pessoa narcisista não consegue aceitar que em sua vida haja dor, sente intolerância ao apagamento e à tristeza”, explica Barraca.

Os narcisistas são capazes de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que você pode dar a eles em troca. Para pessoas com transtorno de personalidade narcisista, os relacionamentos tendem a ser transacionais.

Eles mentem para se capacitar e satisfazer suas necessidades. Eles não se importam com as emoções dos outros e carecem de empatia. Eles precisam se sentir superiores e puxar alguém para baixo não parece uma má ideia para eles. Você nunca pode fazer um narcisista dizer a verdade.

A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.

Observa-se que os narcisistas são pessoas que sentem prazer em falar de si mesmas. Assim, estão constantemente enaltecendo suas qualidades e características. Além disso, costumam ter dificuldade em ouvir o outro e sempre encontram uma forma de falar de si, seja qual for o assunto.

O abuso narcisista é uma realidade triste que deixa sequelas em suas vítimas, que muitas vezes nem percebem o impacto que essa relação causa — dentre eles, a falta de um senso de identidade. Nestes casos, é importante buscar desenvolvê-lo, uma vez que ele é fundamental para o bem-estar de uma pessoa.

Esse tipo de choro acontece quando alguém não conhece outra maneira de satisfazer suas necessidades. Os narcisistas podem facilmente usar as lágrimas para ganharem a simpatia e a atenção de que precisam, mas também podem chorar pelas mesmas razões que qualquer outra pessoa.

Ele será em nada conciliador e tentará dificultar os trâmites dos processos. O narcisista poderá burlar ou fraudar situações ou documentos para complicar a reputação do cônjuge e o encaminhamento amistoso da separação. Amistoso é uma palavra que trás repugnância aos narcisistas.