Quando o microondas para de funcionar o que pode ser?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Muitas vezes o aparelho está em ótimas condições e o microondas parou de funcionar porque há uma incompatibilidade do eletrodoméstico e a tensão da sua casa. Nesses casos, a melhor opção é checar a voltagem necessária para o aparelho funcionar perfeitamente antes da sua compra.

Para testar isso, coloque um xícara de água por dois minutos no micro-ondas. Se a água não evaporar, está na hora de substituí-lo (ao colocar água para esquentar no micro-ondas sempre tenha cuidado, ela pode atingir altas temperaturas mesmo sem ferver e espirrar no seu corpo ao ser movida dentro da xícara);

A peça responsável por proteger as peças elétricas e eletrônicas do microondas é o fusível, ele queima para que elas não sejam danificadas, e essa queima faz com que o produto acabe não ligando.

Preço de conserto de micro-ondas
O preço para consertar o microondas é de cerca de R$ 340, se o defeito estiver na peça magnetron.

De um modo geral, o indicado é que o valor do conserto nunca ultrapasse 30% do valor do eletrodoméstico novo. Nesses casos, o recomendado é sempre optar pela compra. Porém, mesmo com o menor consumo de energia, vale lembrar que muitas vezes os eletrodomésticos novos têm menor resistência do que os antigos.

Desligue o aparelho e desconecte o cabo de energia da tomada. Com o produto fora da tomada, pressione o botão “Cancela” por 10 segundos. Reconecte o micro-ondas na tomada e pressione “Cancela” para ligá-lo. Programe alguma opção de cozimento para verificar se o problema foi resolvido.

O Fusível para Microondas tem a função de proteger o produto de danos provocado devido a alta corrente.

Microondas não esquenta: causas e o que fazer
Pode ser que ele não esteja encaixado corretamente ou, então, sofreu algum dano, como um curto circuito. Por isso, mesmo que ele esteja conectado não está transmitindo a corrente elétrica para o aparelho. Vale a pena ainda verificar a tomada onde o aparelho está ligado.

Teste o fusível.
Se o fusível estiver queimado, não haverá leitura alguma. Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto manter as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está "fechado" e o fusível está funcionando.

4 materiais que não podem ir ao micro-ondas (e você pode estar usando!)

  • Alguns tipos de plástico. Alguns tipos de plástico, quando aquecidos, liberam substâncias como, a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. ...
  • Papel-filme. ...
  • Isopor. ...
  • Alumínio. ...
  • Prefira cerâmica e vidro.

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

Em alguns casos microondas queimado tem conserto. E muitas vezes vale a pena realizar o reparo, pois o problema pode ser mais simples que parece. Afinal, o microondas se tornou um eletrodoméstico essencial na cozinha, pois ele deixa a rotina mais ágil e fácil.

A forma mais simples é fazer igual aos tutoriais que citamos acima: colocar a mistura de água com detergente numa tigela e esquente no microondas por 1 minuto. Depois é só retirar o refratário e limpar o interior com uma esponja.

- Da garantia:
A garantia legal é de 90 dias independentemente do certificado de garantia.

Após este período, as tratativas direcionadas para a fábrica serão analisadas de acordo com os parâmetros previstos na garantia de 12 (doze) meses e amparadas pelo artigo 18º do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Se a luz da sua casa enfraquece ou pisca quando você liga o micro-ondas, chuveiro, ferro de passar ou qualquer outro eletrodoméstico, cuidado! Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito.

- TRAVA DE SEGURANÇA: Tecla que permite travar o uso do aparelho quando você quiser. Ideal para evitar que crianças ou pessoas não autorizadas a usar o produto possam acioná-lo.