Quando o microondas cheira queimado o que pode ser?

Perguntado por: vmoura . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4 / 5 12 votos

Se o cheiro a queimado persistir depois de limpar o forno, verificar se as distâncias de ventilação são adequadas de acordo com as instruções de funcionamento do seu modelo e se está a utilizar as configurações correctas para cozinhar, deve contactar a nossa Rede de Assistência.

Por exemplo: o fato de a luz interna do micro-ondas não acender nem sempre significa um problema. Isso pode ser apenas a lâmpada queimada. Já os quadros mais graves, como barulhos incomuns durante o funcionamento, podem sim indicar defeitos internos no eletrodoméstico.

Em alguns casos microondas queimado tem conserto. E muitas vezes vale a pena realizar o reparo, pois o problema pode ser mais simples que parece. Afinal, o microondas se tornou um eletrodoméstico essencial na cozinha, pois ele deixa a rotina mais ágil e fácil.

O preço para consertar o microondas é de cerca de R$ 340, se o defeito estiver na peça magnetron.

Bicarbonato de sódio: um curinga para neutralizar odores
Espalhe algumas xícaras com um pouco de bicarbonato pelo ambiente com cheiro de queimado; Ferva água de acordo com a quantidade de xícaras que espalhou; Depois, despeje a água quente nas xícaras; O vapor irá ajudar a neutralizar o odor de queimado impregnado.

Deixe uma tigela de vinagre no canto do cômodo por algumas horas e sinta que o cheiro desapareceu ou enfraqueceu muito. Funciona mesmo! Além disso, você pode neutralizar outros cheiros, como os dos animais de estimação, borrifando o vinagre em tapetes, sofás e outras superfícies que estiverem com o cheiro desagradável.

– Coloque o recipiente com água e vinagre no micro-ondas e ajuste para a potência máxima. Coloque o tempo para 5 minutos. – Quando os 5 minutos acabarem e seu micro-ondas apitar, deixe a mistura descansando dentro do aparelho por mais ou menos 3 minutos.

Tira odor. Dependendo do alimento preparado, o micro-ondas pode ficar com cheiro e nem sempre é fácil eliminá-lo. A Consul tem uma solução bem pensada para você: a função Tira Odor. Com apenas um toque, você tira o cheiro do micro-ondas e ele fica pronto para outro preparo.

10 anos

Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho.

A peça responsável por proteger as peças elétricas e eletrônicas do microondas é o fusível, ele queima para que elas não sejam danificadas, e essa queima faz com que o produto acabe não ligando.

Defeito no aparelho
Aqui existem algumas possibilidades: por exemplo, interruptor, fusível ou magnetron queimado. Esse último é a principal peça do microondas, responsável por transformar a eletricidade em ondas magnéticas que aquecem os alimentos.

Ajuda especializada
Além de menos trabalho e de todos os benefícios financeiros, o conserto de micro-ondas garante assistência de qualidade. Muitas vezes, trocar uma peça ou fazer reparos simples darão conta do recado. Assim, priorize uma empresa de confiança e com bastante tempo de mercado para realizar esse serviço.

O primeiro ponto que deve ser destacado é que JAMAIS se deve reparar um forno de micro-ondas com ele ligado na tomada. A alta tensão para “disparo” da magnetron é da ordem de 4 kV DC, mas eu diria que se torna mais perigosa que os 25 kV na chupeta de um fly back porque está numa área sem proteção.

90 dias

*A garantia legal é de 90 dias e tem seu início na data de aquisição do produto. **A garantia total é a soma da garantia legal mais a garantia adicional. O forno não inicia a operação: O cordãoelétrico não está ligado na tomada ou a tomada está desenergizada.

Se o seu micro-ondas liga mas não esquenta, pode ser que o eletrodoméstico e a tensão da sua casa não são compatíveis! Nesses casos, a melhor maneira de evitar esse problema é checar, antes da compra, a tensão necessária para o eletrodoméstico funcionar perfeitamente.

O magnetron é um dispositivo comumente achado em fornos micro-ondas e é responsável por produzir a radiação eletromagnética que esquenta os alimentos. Ele aquece um filamento que fica no meio de uma estrutura quase circular, que é onde as ondas eletromagnéticas serão geradas.

O carro com cheiro de queimado também pode denunciar danos nas válvulas internas, as quais provavelmente não estão exercendo pressão suficiente para enviar a fumaça de combustível para o escapamento.

Fantosmia. Na fantosmia, também conhecida como alucinação olfativa, a pessoa sente um cheiro que não está presente. A mais frequente é a cacosmia, em que o indivíduo sente um odor desagradável, como de algo podre ou queimado, que não existe no ambiente, O cheiro também pode ser agradável, mas é mais raro.

Se o odor de queimado está do lado de dentro, possivelmente alguns materiais da cabine, de plástico, espuma ou adesivo, estão superaquecidos devido às altas temperaturas naquele dia. A origem pode ser, até mesmo, nos tapetes, que podem ter ficado quentes por causa da exposição por muito tempo ao sol.