Quando o mesoderma se forma?

Perguntado por: ocorte . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Folheto embrionário, situado entre a ectoderme e a endoderme, que se forma durante a gastrulação no embrião dos animais triblásticos. A partir da mesoderme, por multiplicação e diferenciação celular, originam-se, por exemplo, o esqueleto, os músculos, e os sistemas circulatório, excretor e reprodutor.

A linha primitiva forma ativamente o mesoderma intra-embrionário até o início da quarta semana. Depois disso, há uma desaceleração na produção do mesoderma, e a linha primitiva sofre mudanças degenerativas, diminuindo assim de tamanho, tornando-se uma estrutura insignificante na região sacrococcígea do embrião.

Assim como os cordados, os três tipos de folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma, surgem simultaneamente durante o processo de gastrulação (fase de gástrula), inicialmente formado por duas camadas de células: externamente o ectoderma e internamente o mesentoderma.

Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:

  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

Na gastrulação, algo entre a terceira e oitava semana de gestação, os folhetos embrionários surgem no ser humano! Nessa etapa, as células iniciam um processo de invaginação, em que as células presentes na superfície da estrutura corporal movem-se para o interior, formando camadas e um intestino primitivo.

Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.

Por volta do 12° dia de idade do blastocisto humano, as células endodérmicas começam a revestir internamente a membrana de Heuser, formando uma nova cavidade, denominado saco vitelino secundário ou definitivo (JUNQUEIRA & ZAGO, 1982; MOORE & PERSAUD, 2004; SADLER, 2005).

No Período Embrionário (4ª a 8ª semana da gestação), ocorre a formação dos primórdios das principais estruturas, onde o embrião é mais susceptível a Agentes Teratógenos (agentes causadores de malformações congênitas).

coração

Para se ter ideia de sua importância, o coração é o primeiro órgão que irá se desenvolver durante a gestação. Isso porque o sistema cardiovascular é essencial para oferecer nutrientes e oxigênio para o embrião em desenvolvimento e para eliminação de dióxido de carbono e restos metabólicos.

A gastrulação é o processo pelo qual as três camadas germinativas precursoras de todos os tecidos embrionários, e a orientação axial, são formados nos embriões. Constitui o evento mais importante que ocorre durante a terceira semana e representa o início da morfogênese.

1ª semana. É o momento no qual ocorre a clivagem, um processo em que há repetidas divisões do zigoto, resultado de um rápido aumento do número de células. O zigoto é divido em duas células conhecidas como blastômeros, que então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros e assim por diante.

A endoderme ou endoderma é o folheto embrionário localizado mais internamente, formado durante o processo de gastrulação. Este folheto irá dar origem ao arquêntero (intestino primitivo), responsável pela formação do tubo digestivo que se comunica com o exterior através do blastóporo.

A ectoderme forma-se durante a gastrulação, no estágio em que o sistema digestório primitivo está a se formar. Forma-se a partir do epiblasto.

Tal como as restantes duas camadas, a endoderme é formada no estádio de gástrula do embrião. Esta camada de células dá origem a parte do trato gastrointestinal, do trato respiratório, do sistema urinário e a parte do epitélio do sistema auditivo.

OVULAÇÃO: É a primeira etapa do desenvolvimento embrionário. A liberação do óvulo corresponde ao início do período fértil da mulher. FERTILIZAÇÃO: Durante o período fértil, os espermatozoides podem fecundar o óvulo.

A fase embrionária começa com a fertilização e dura oito semanas. A fase fetal é da 10ª semana da gravidez (contando do começo da última menstruação) até o parto.