Quando o MAS É conjunção aditiva?

Perguntado por: ealbuquerque2 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas.
...
Vamos conhecer alguns exemplos:

  1. e.
  2. nem.
  3. bem como.
  4. não só (...) mas [também]
  5. não apenas (...) como [também]
  6. não somente (...) como [ainda]

As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo. Além dessas duas, existem outras locuções conjuntivas aditivas.

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Exemplos de conjunções adversativas: Não foram campeões, todavia exibiram o melhor futebol. Deveria ter estudado para a prova, mas preferi ir à festa.

Mas para Neves, em “Gramática e Usos do Português”, a conjunção “mas”, vem classificada com outros sentidos, não só como uma conjunção adversativa, mas com valores semânticos como: Contraste entre positivo e negativo, ou vice-versa.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

São aquelas que têm sentido de adição, incluindo ou somando uma ideia à primeira oração. Veja: Brincamos muito e rimos mais ainda!

A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, possui o sentido de oposição. Já "mais" assume, em geral, a função de advérbio, significando em maior quantidade ou intensidade.

Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.

Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática.

b) adversativas: são aquelas que se opõem àquilo que se declara na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção adversativa (porém, mas, todavia, contudo, no entanto, entretanto, não obstante).

A vírgula emprega-se não só para separar elementos de uma oração (por exemplo, para isolar o aposto («Ele, o ilustre professor Casinhas…») mas também para separar orações de um só período («O professor Casinhas sentou-se, abriu o livro e folheou as páginas»).

A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior. A oração coordenada sindética adversativa, por sua vez, transmite ideia de oposição à oração anterior. A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior.

Tipos de conjunções coordenativas
Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante.

Estabelecem relação de oposição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções adversativas, temos “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo” e “senão” (quando possui significado de “mas”), entre outros.

2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

A conjunção aditiva e apresenta valores semânticos, como adversidade («mas», porém»), conclusão /consequência («portanto, por isso, então»).

Lista de conjunções alternativas
ou...ou; ora... ora; quer...

Oração coordenada sindética adversativa
As orações coordenadas sindéticas adversativas são aquelas que transmitem uma ideia de oposição ou de contraste. Os conectivos que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão, etc.

Lista de Conjunções Adversativas
Estava quieto, mas tinha fome. Chegou tarde, porém conseguiu assistir o filme. Conseguiu reaver o relógio, contudo o aparelho estava quebrado. Todos podem consultar o livro, no entanto a prova é individual.

A ideia de adição está ligada ao conceito de juntar elementos de dois ou mais conjuntos. Por exemplo, considere o conjunto formado por círculos e o conjunto formado por triângulos.