Quando o marimbondo ataca ele morre?

Perguntado por: imarques3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os himenópteros ao ferroarem podem perder o ferrão, isto é, deixam o ferrão no indivíduo, como as abelhas, ou não o perdem, como as vespas, de forma que estas podem utilizá-lo diversas vezes. Sendo assim, as vespas não morrem após a ferroada.

Nunca tente eliminar um ninho de vespas ou marimbondos sozinho se você tem alergia à picada dos insetos. Nesse caso, é melhor contratar um exterminador profissional.

São sinais e sintomas comuns: mal-estar, ansiedade, sudorese (suor), prurido local (coceira), náuseas, tremores e vômitos. Nos indivíduos hipersensibilizados podem ocorrer urticária (alergia na pele) e broncoespasmo (dificuldade na respiração devido à contração da musculatura dos brônquios nos pulmões).

Em substituição aos produtos químicos, podem ser aplicados repelentes mentolados naturais, como óleo de hortelã-pimenta diluído em água. Selar as entradas e aberturas ao redor de portas e janelas da casa, além de instalar telas, ajuda a barrar o acesso das vespas.

À noite, quando os insetos já estiverem retornado para a casa, é o melhor horário para eliminar os ninhos de vespas e marimbondos.

A rainha demora entre 4 a 6 dias, a operária de 1 a 3 dias e zangões de 1 a 3 semanas.

O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt.

Conhecido popularmente como “ferrão”. Os himenópteros ao ferroarem podem perder o ferrão, isto é, deixam o ferrão no indivíduo, como as abelhas, ou não o perdem, como as vespas, de forma que estas podem utilizá-lo diversas vezes.

As vespas e marimbondos picam mais de uma vez. Tenha cuidado em não apertar o corpo do animal ao retirá-lo, pois pode ocorrer a injeção de mais veneno. Mesmo se você não tiver reações alérgicas às picadas de inseto, isso pode causar grande desconforto.

Inseto da família Pompilidae, do gênero Pepsis, o marimbondo-cavalo é considerado o inseto com a picada mais dolorosa do mundo, segundo a "Escala Schmidt'', que classifica as ferroadas.

Alguns marimbondos chegam a carregar água para refrescar as larvas e as células, além de bater as asas para ajudar na ventilação.

Também é importante lembrar que você não pode cortar o local da picada, nunca chupar o veneno, não passar álcool e não tomar leite.

A picada de marimbondo normalmente é muito desconfortável pois causa uma dor muito forte, inchaço e vermelhidão intensa no local da ferroada. No entanto, esses sintomas estão especialmente relacionados com o tamanho do ferrão, e não com a intensidade do veneno.

Infelizmente, a sensação de dor na região é muito comum devido ao veneno e a perfuração da pele, que é realizada pelo ferrão.

Muitas das vítimas são alvos de dezenas de ferroadas. Os médicos chineses alegam que 10 picadas deste tipo de marimbondo são suficientes para que uma pessoa tenha que buscar ajuda médica. A toxina dos ferrões também podem provocar choques anafiláticos mesmo em pessoas que não são alérgicas.

Eles são responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas. Dividem-se nas subordens Apocrita e Symphyta. As larvas da subordem Apocrita são usualmente carnívoras ou parasitoides, enquanto que as da Symphyta são herbívoras.

Com seus dois pares de asa, seu pequeno corpo e seu hábito diurno, caçam insetos como: cupins, formigas, lagartas, gafanhotos, aranhas e mosquitos. E também são ótimos polinizadores de flores.

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

“Para essas espécies os ninhos servem para abrigar o adulto, os ovos e as larvas”, explica.