Quando o líder erra?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quando cometemos algum tipo de erro, diz a boa educação e os bons princípios, que devemos pedir perdão. Por outro lado, é o que as pessoas esperam ao enfrentar uma dessas delicadas situações. Esse ato, costumadamente, evita grandes desavenças e traz de volta o entendimento nas relações interpessoais.

Falta de Foco– gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo geram desmotivação. Excesso de Foco– o extremo oposto também é ruim.

Não compartilhar o que merece ser compartilhado
Conhecimento, amizade, afeição, respostas, conquistas, feedback – essas são algumas das mais valiosas experiências a se dividir com as pessoas. Falta de tempo é meramente uma desculpa do líder para falhar nesse aspecto e absolver-se da responsabilidade.

Líder que espalha futricas
Entre as características marcantes, o falso líder fala demais, se mostra demais, parece um pavão, encobrindo uma forte insegurança de não ter a mínima ideia de como se lida com seres humanos. Quer dinheiro e poder.

Líder é Modelo: Não deve falar que mais tarde vejo isso
Talvez essa seja a frase que mais incomode ou irrite os liderados. Quando o líder quer algo ele quer para ontem e quando o liderado pede algo, o líder diz que vai ver depois. Muitas vezes o líder fica vendo a mais de meses até cair no esquecimento.

As consequências de não liderar bem uma equipe. Estar em um cargo de liderança e ser um líder são coisas completamente diferentes. Ter uma pessoa que não sabe liderar em uma posição de relevância pode prejudicar o desempenho de toda a equipe.

Geralmente pessoas mandonas são impacientes e perfeccionistas. Já um bom líder sabe dar ordens no tempo certo e do jeito certo. “Líderes mandões também desanimam os funcionários e prejudicam o ambiente de trabalho, já que se torna mais difícil conviver com uma pessoa que quer o controle das coisas o tempo todo.

O primeiro é que nem sempre a equipe está madura para ouvir que seu líder também tem dificuldades ou necessidades a serem atendidas. E isso pode abalar sua confiança, gerar medo e até mesmo julgamentos, abalando as relações e prejudicando o empenho e o andamento das coisas. O outro tem mais a ver com o próprio líder.

Líder fraco: foco no negativo, nos problemas, no que não se tem controle, na terceirização da responsabilidade, na busca de culpados. Líder forte: foco no positivo, na solução dos problemas, no que se tem controle, em assumir a responsabilidade e na busca de resultados.

Quando o líder acha que desafiar demais é algo positivo, acaba rompendo aos poucos o relacionamento de confiança com os membros de sua equipe. Uma dica interessante é se atentar ao tema da diversidade das gerações. É importante entender o que cada pessoa espera e almeja.

Fazer críticas em público. Muitos líderes veem o hábito de criticar um funcionário em público, especialmente na frente de sua equipe de trabalho, como uma maneira de motivá-lo a trabalhar melhor e a trazer mais resultados. Essa, na verdade, é uma das atitudes mais criticadas nos líderes por suas equipes de funcionários ...

O primeiro grande erro de um líder é buscar por profissionais semelhantes a ele ou parecidos entre si. Isso acontece com frequência porque é quase instintivo: você encontra um profissional de destaque e quer que seu time tenha muitos outros profissionais como ele.

Dicas práticas para transformar fracassos em sucessos

  1. 1 – Aja.
  2. 2 – Sinta-se inspirado e motivado.
  3. 3 – Permita-se aprender com as experiências.
  4. 4 – Veja o que precisa mudar.
  5. 5 – Aceite a imperfeição.
  6. 6 – Cerque-se de pessoas incentivadoras.
  7. 7 – Amplie o seu networking.

São eles:

  • Não respeitar seus liderados. Uma das maiores falhas dos líderes é não respeitar os seus liderados em diversos aspectos. ...
  • Esconder o jogo. ...
  • Mentir. ...
  • Procrastinar. ...
  • Não assumir responsabilidades. ...
  • Ser mesquinho. ...
  • Não escutar feedback. ...
  • Não ter fé

Dar ordens e fazer ameaças está longe do papel do líder moderno. É preciso motivar seus colaboradores com exemplos, fazê-los enxergar que todos saem ganhando com bons resultados e estimular o desenvolvimento profissional da equipe.

O papel do líder é fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso das operações, guiando a equipe. Para ser uma liderança positiva, é preciso ser exemplo da cultura da empresa, conhecer seus liderados, saber delegar e etc.

Os líderes têm uma postura relaxada, ereta, com ombros para trás. Todos os seus sinais não-verbais dizem que ele se comporta como um líder. E se ninguém vê você como um líder, não haverá como ser um líder, e provavelmente você terá problemas, concorda? Muitos de nós acreditamos que sabemos como ser bons líderes.