Quando o Japão desocupou a Coreia?

Perguntado por: icavalcante . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Em 1910, o Japão anexou a Coreia, que permaneceu uma colônia japonesa até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A intenção de invadir a Coreia do Sul foi manifestada pelo governante norte-coreano Kim Il-sung, que queria unificar a península sob seu controle.

Em 1943, na Conferência do Cairo, Inglaterra, China e Estados Unidos haviam-se comprometido com a Coréia livre e independente no pós-guerra, promessa subscrita mais tarde também pela União Soviética. A independência da Coréia tornou-se, em 1945, elemento sensível de disputa nas relações EUA/URSS.

Ao final da Segunda Guerra a libertação da Coreia ocorreu indiretamente, com a derrota do Japão e dos outros países do Eixo (aliança militar que incluía também Alemanha e Itália). “A reorganização coreana acabou absorvendo o momento histórico que o mundo vivia, da bipolarização em dois eixos”.

Com o início da Guerra Fria (conflito entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), a Coreia, em 1948, foi dividida conforme os interesses geopolíticos das duas potências mundiais, fato ocorrido também na Alemanha.

Portugueses em solo japonês
Os portugueses foram os primeiros europeus a entrar em contato com o Japão, em 1543, depois que uma tempestade fez um navio chinês com comerciantes atracar na Ilha de Tanegashima, na província de Kagoshima (sul do Japão).

As mulheres tiveram seus direitos suprimidos e os deveres estritamente regulamentados. A economia repousava sobre os camponeses, complementados por enorme massa de escravos (30% da população do país, em alguns momentos). Foi só em 1894 que se aboliu a escravidão na Coréia.

O Japão estava em uma posição única que não acontecia em nenhum outro lugar. O Japão era um grupo de ilhas suficientemente grandes com uma população grande e homogênea. Não havia nativos para tomar partido contra outros nativos. Não havia vizinhos com fronteiras terrestres que pudessem ser persuadidos a se envolver.

De acordo com relatório divulgado em 2008 pelo Comitê Especial formado para estudar as lições aprendidas com o Grande Terremoto de 1923, o número de vítimas varia conforme as fontes, podendo chegar a 6.644 pessoas mortas. Quase todos eram coreanos, havendo ainda chineses e japoneses confundidos com eles.

A Coreia foi anexada como colônia pelo Japão e permaneceu uma parte do Império Japonês até o final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.

A primeira violação grave do acordo de 1953 ocorreu cinco anos após a sua assinatura. Os Estados Unidos instalaram armas nucleares na Coreia do Sul como recurso estratégico contra a União Soviética, que faz fronteira com a Coreia do Norte, no nordeste da península.

Pela lista de 2019, a Coréia do Sul tinha a 5ª indústria mais valiosa do mundo (US $ 416,9 bilhões).

Entre os sul-coreanos, 15% enxergam o Japão como uma influência positiva e 79% consideram a influência japonesa como negativa. Sendo assim, a Coreia do Sul só fica atrás da China entre os países em que os habitantes demonstram pouca afinidade com o Japão.

Primeiro período: 7 de julho de 1937 (Incidente da Ponte Marco Polo) - 25 de outubro de 1938 (fim da Batalha de Wuhan com a queda da cidade). Segundo período: 25 de outubro de 1938 (após a queda de Wuhan) - dezembro de 1941 (antes da declaração de guerra dos Aliados contra o Império do Japão).

Desde 1910, o país estava sob ocupação japonesa, a qual se encerrou com o fim da Segunda Guerra, em 1945. Durante o período de domínio japonês (1910-1945), os coreanos foram forçados a trabalhar em campos de trabalho e fábricas e ocorreu um movimento de assimilação cultural forçada.

As divergência diplomáticas entre Japão e Coreia do Sul, devido à brutal colonização japonesa da península coreana entre 1910 e 1945, tiveram nesta segunda-feira (1º) consequências econômicas com o anúncio por parte de Tóquio de um endurecimento das condições de algumas exportações.

1948

A Coréia do Sul é instituída em 1948, sob um regime democrático, após um conflito entre as duas Coréias, que foi encerrado com um cessar-fogo incômodo.

– O país MAIS fechado do MUNDO.