Quando o INSS nega o benefício quem paga o salário?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Por fim, fato é que se o empregado não está recebendo o benefício previdenciário, significa que ele não está com o contrato suspenso, sendo então responsabilidade do empregador o pagamento dos salários, desde que o empregado se apresente para o trabalho.

Entretanto, durante o tempo de espera da resposta da perícia, o contratante é a pessoa que fica responsável pelo pagamento. Sendo assim, o patrão paga apenas a primeira quinzena correspondente à espera da perícia. Além disso, é importante mencionarmos que o INSS possui um prazo para dar a resposta ao trabalhador.

Em caso de auxílio-doença indeferido, o segurado pode ingressar com uma ação judicial e buscar seu direito através da Justiça. Você precisa ter seu auxílio indeferido para ingressar com essa ação. Em muitos casos essa acaba se tornando a alternativa para buscar reverter a decisão do INSS.

Principais motivos que levam o INSS a negar seu pedido
Para ter direito é necessário não receber outro benefício do INSS; Ser baixa renda; Possuir inscrição no CadÚnico; Comprovar a impossibilidade de participar de atividades de natureza física, mental e sensorial, por ao menos, 2 anos (para deficientes);

Em quais casos posso requisitar esse benefício? O auxílio-doença retroativo é um processo pelo qual a Receita Federal — órgão responsável pelo INSS — realiza pagamentos de valores revistos, ou não repassados, aos segurados que possuíam o direito de recebê-los em datas passadas.

Sempre que o INSS negar seu benefício, ou seja, não lhe garantir o direito de recebimento, ele irá utilizar este termo “indeferido”. Ele é o “não” do INSS.

Quando você encontra a expressão “indeferido” na consulta do seu pedido de benefício no INSS, significa que o Instituto negou a sua solicitação. Infelizmente, a Previdência Social não aceitou essa concessão.

Você pode pedir pelo Meu INSS ou telefone 135, em que será marcada uma nova perícia médica. Caso essa nova avaliação seja negada, você pode fazer o recurso administrativo em até 30 dias após o resultado da reconsideração.

Pontos importantes sobre a perícia do INSS
O empregado pode, sim, retornar ao trabalho antes da perícia inicial, mas isso não é uma obrigatoriedade. Trata-se de uma possibilidade caso este já esteja recuperado, com alta médica e devidamente apto para o trabalho.

Posso demitir uma funcionária que já teve benefício negado pelo INSS por não constatação de Incapacadidade laborativa espécie 31, e agora está com um processo recursal no INSS? Não, pois caso o recurso seja deferido, todo esse período será considerado de afastamento.... precisa aguardar a decisão final.

No momento em que o trabalhador se apresenta para retornar ao trabalho, após receber alta do INSS, a empresa deve cumprir a sua função social e permitir que o trabalhador retorne às suas atividades laborais, ainda que em função distinta, compatível com a redução sofrida na sua capacidade de trabalho.

Caso o seu benefício seja negado, você tem 3 opções:

  1. aceitar a decisão;
  2. entrar com recurso administrativo;
  3. ingressar com ação judicial.

Ocorre que por vezes, mesmo havendo a incapacidade ao trabalho, por erros, falta de reconhecimento ou de capacidade técnica do perito médico do INSS, o benefício é recusado após a perícia, o que gera uma situação complicada ao segurado, que por vezes fica sem benefício e sem capacidade de voltar ao trabalho.

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez – 45 dias; Demais aposentadorias e BPC LOAS – 90 dias; Auxílio-acidente e auxílio-reclusão – 60 dias; Salário-maternidade – 30 dias.

Para ter direito ao Auxílio-Doença é necessário preencher 3 requisitos: Carência (tempo mínimo pagando o INSS para ter direito a pedir Auxílio-Doença); Qualidade de segurado (período em que você tem direito a pedir o Auxílio-doença); Incapacidade laboral (não poder trabalhar na sua função).

O retroativo será contado desde a data do requerimento do auxílio, mas caso o perito não reconheça que ele estava incapacitado desde a data do requerimento será contada a partir da data da perícia.

É preciso agendar uma perícia médica no INSS e ser examinado pelo perito. Como esse é um dos benefícios mais pedidos no Brasil, é comum que muitos deles sejam negados. É nesse momento que o auxílio-doença retroativo entra em cena. Ele é concedido para aquelas pessoas que tiveram seus benefícios negados injustamente.

Como vou receber os atrasados do meu benefício? O pagamento dos valores atrasados do INSS irá depender da forma como o seu benefício foi concedido. Pode ser pela via administrativa, quando tudo se resolve no próprio INSS; ou através de uma ação na Justiça.

Como fazer um recurso do auxilio doença indeferido?

  1. acessar o site do Meu INSS;
  2. fazer o login;
  3. clicar na opção Requerimentos;
  4. depois em Novo Requerimento;
  5. selecione Recurso de Benefício por Incapacidade;
  6. preencha o formulário online.

5. Recurso da decisão. Caso o INSS ou o segurado não concorde com a decisão é possível interpor um recurso. O processo será analisado novamente por três desembargadores ou juízes que irão chegar em uma nova decisão sobre o direito à aposentadoria.