Quando o INR está alto?

Perguntado por: avelasques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Quanto maior for o valor do INR, mais tempo leva o sangue a coagular. Assim, o valor do INR varia diretamente com a dose de medicamento anticoagulante, ou seja: O aumento da dose diária de medicamento aumenta o INR; A diminuição da dose diária de medicamento diminui o INR.

Qual é o valor normal de INR? Em pessoas que não estão tomando anticoagulante nenhum, o valor esperado é entre 0,8 a 1. Significa que aquele processo de coagulação, o tempo de ativação da protrombina, está ocorrendo de forma normal.

O exame deve ser feito periodicamente até ser atingido o valor alvo. Manter o RNI (TP) de 2,0 a 3,0 (exceto Síndrome Antifosfolipideo: RNI 3,0 a 4,0). Até o médico conseguir estabelecer a dose exata individual para cada paciente, o controle de RNI deve ser realizado semanalmente.

Pacientes com RNI maior ou igual a 9: suspender duas doses de varfarina. O uso de vitamina K está claramente indicado se o paciente tiver alto risco de sangramento (quadro 1) [5,7] . Deve-se administrar 2,5 a 5 mg por via oral.

Na maioria dos casos o objetivo laboratorial da anticoagulação é atingir um INR ou RNI entre 2,0 e 3,0. Esse valor pode variar um pouco mais ou um pouco menos dependendo do risco de sangramento comparados com o risco de formação de coágulos a ser julgado pelo seu médico.

Se o coagulograma indicar qualquer alteração, o procedimento deve ser suspenso. Na clínica médica diária, é pedido para investigar sangramentos espontâneos ou fazer diagnóstico diferencial de sangramentos uterinos disfuncionais nas mulheres.

O mais popular é o AAS (ácido acetilsalicílico), que é um antiagregante plaquetário. Ele é indicado para pessoas que já infartaram ou tiveram um acidente vascular cerebral (derrame) como prevenção secundária (prevenir que aconteça novamente). Entre os anticoagulantes temos, por exemplo, a warfarina e a rivaroxabana.

O tempo de protrombina (TP) ou tempo de atividade da protrombina (TAP) e seu derivado índice internacional normalizado, também conhecido como razão normalizada internacional (RNI ou INR), são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação. Ou seja, para ver se a sua coagulação se encontra adequada.

O RNI (relação normatizada internacional) é baseado na relação do valor do tempo de protrombina (TP) do paciente e a media dos valores normais de plasmas normais frescos, e representa a relação do TP se o teste tivesse sido realizado com a tromboplastina IRP (international reference preparation).

A interpretação básica do exame: se entre 2-3 significa que o remédio está em nível adequado. Abaixo de 2 há risco maior de trombose. Acima de 3 há risco maior de sangramento. As medicações Xarelto, Eliquis, Pradaxa e Heparina não necessitam de controle laboratorial e não possuem exame específico.

Anticoagulantes Cumarínicos (Marevan, Marcoumar): Suspender 72 horas antes do procedimento. Reiniciar no dia seguinte ao procedimento. Novos anticoagulantes orais (Pradaxa, Xarelto): Suspender 24 a 48 horas antes do procedimento (se creatinina normal).

O medicamento oral é o que exige maior atenção quanto à alimentação, pois os alimentos ricos em vitamina K (espinafre, couve, alface, repolho, brócolis, couve-flor, trigo e aveia, banana, abacate, kiwi, leite, laticínios, ovos, soja, óleo de oliva, salsa, nabo e fígado) podem reduzir a ação do anticoagulante.

Alimentos ricos em vitamina K, como vegetais de folhas verdes, brócolis, couve-flor, espinafre, repolho, fígado e óleo de soja, podem diminuir a eficácia da varfarina e, portanto, aumentar o INR.

O valor de referência do TAP para uma pessoa saudável deve variar entre 10 e 14 segundos. Já no caso do INR, o valor de referência para uma pessoa saudável deve variar entre 0,8 e 1. No caso de se estar utilizando anticoagulantes orais o valor deve estar entre 2 e 3.

Em princípio não há relação da ação do Marevan com carne de porco - o importante é você sempre faça a monitorização do INR ( a cada 15 ou 30 dias) com exame de sangue ou em casa ( com o Coaguchek) e mantenha contato com seu médico para que a dose possa ser ajustada sempre que necessário.